Notícia de que servidores de Minecraft serão desligados em 2020 é falsa

1 min de leitura
Imagem de: Notícia de que servidores de Minecraft serão desligados em 2020 é falsa

Parte da comunidade fã de Minecraft entrou em pânico nos últimos dias por conta de uma suposta bomba: os servidores do jogo, que pertence à Microsoft, seriam desligados em 21 de dezembro de 2020. O próprio criador do game, Markus "Notch" Persson, teria confirmado que chegou a hora de dizer adeus ao projeto.

Porém, trata-se de uma "pegadinha" feita em um site chamado Channel45News, em que qualquer usuário pode criar notícias falsas, com avisos bem chamativos nas laterais de que se trata de uma brincadeira. Só que isso acabou se espalhando mais do que deveria, sendo ranqueado por sites de busca, espalhado em redes sociais e repostado por outras páginas como algo real.

Veja como é o layout do site de boatos:

Fonte da imagem: Channel 45 News/Reprodução

Achou o boato fraco demais e com certeza algo que ninguém acreditou? Acontece que o efeito foi maior do que se imaginava — e até mesmo a própria Mojang, a desenvolvedora responsável pelo jogo, precisou entrar em ação para desmentir a informação. A gerente de comunidade do game, Helen Zbihlyj, postou no Twitter a respeito do caso.

"Ei, pessoal, eu posso confirmar que os servidores de Minecraft NÃO estão sendo desligados em 2020. É só um boato estúpido. Sintam-se livres para passar isso adiante", escreveu na rede social. Helen ainda teve que twittar isso uma segunda vez um dia depois, pois aparentemente as especulações ainda estavam intensas.

Como se não bastasse a informação básica ser uma mentira, a construção dela também é imprecisa: Notch nem sequer está mais envolvido com o projeto desde a aquisição da Microsoft e, atualmente, tem sido até mesmo deixado de lado nas homenagens ao game.

O TecMundo já contou a história completa de Minecraft em um vídeo da série de História da Tecnologia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.