Disney quer comprar franquia 007? CEO fala sobre o assunto

1 min de leitura
Imagem de: Disney quer comprar franquia 007? CEO fala sobre o assunto

Com cinco produções ultrapassando 1 bilhão de dólares nas bilheterias, sem dúvidas, 2019 foi um grande ano para Disney. Por conta desse excelente desempenho e outros aspectos, a revista Time nomeou o CEO Bob Iger como o empresário do ano.

Em uma entrevista sobre sua carreira e outros assuntos, o executivo teve que responder a uma pergunta bastante curiosa: “Qual propriedade intelectual o estúdio tem interesse em adquirir no futuro? Harry Potter, O Senhor dos Anéis ou James Bond?”.

Embora tenha tentado se desviar do assunto, Bob Iger revelou certo interesse na franquia do agente 007: “Não queremos comprar nada no momento, mas sempre fui um grande fã de James Bond”.

Bob Iger, CEO da Walt Disney Company. (Fonte: Boardwalk Times/Divulgação)

A resposta do executivo da Disney não confirma exatamente o desejo do estúdio em adquirir a franquia 007. No entanto, se ele mudar de ideia, a tarefa não será tão simples.

Os direitos cinematográficos do personagem criado pelo escritor britânico Ian Fleming pertencem a EON Productions. Em 1961, a produtora foi criada por Albert “Cubby” Broccolli e Harry Saltzman para financiar o primeiro filme sobre o agente secreto, 007 Contra o Satânico Dr. No (1962).

Sean Conney em 007 Contra o Satânico Dr. No (1962). (Fonte: IMDb/Divulgação)

O Monopólio Disney

Apesar de responder de forma descompromissada, a fala de Bob Iger acende o alerta para o monopólio da Disney no mundo do entretenimento. Atualmente, a companhia é dona de importantes propriedades intelectuais que fazem parte da cultura pop.

Por exemplo, a Casa do Mickey possui os direitos de grandes franquias como Star Wars, os heróis da Marvel e as animações da Pixar. Após o acordo com a Fox, o estúdio passou a ter controle também de séries como Avatar, Alien e Planeta dos Macacos. Ou seja, marcas bem conhecidas pelo público e que geram milhões de dólares anualmente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.