7 animes que seriam impossíveis de serem adaptados por Hollywood

3 min de leitura
Imagem de: 7 animes que seriam impossíveis de serem adaptados por Hollywood

Hollywood tenta adaptar animes há muito tempo, mas nem sempre a mudança de formato (e de público) honra a relevância das animações japonesas. Embora existam exemplos bem-sucedidos, como Samurai XPokémon: Detetive Pikachu (que não é exatamente uma adaptação, mas funcionou), o histórico é negativo.

Basta ver o exemplo recente de A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell, que tentou misturar elementos da animação com o cinema. O resultado foi um fracasso de bilheteria com críticas moderadas. Isso para não falar do desastre que foi a tentativa de adaptar Dragon Ball.

Pensando nisso, preparamos uma lista com dez animes que Hollywood jamais deveria tentar adaptar.

One Punch Man

(Fonte: IMDb/Reprodução)
(Fonte: IMDb/Reprodução)

One Punch Man é uma espécie de antítese do cinema hollywoodiano; ou pelo menos de parte dele. Embora existam filmes de heróis que não seguem o formato dos grandes blockbusters e alguns que até fazem sátira do estilo, esse anime é muito mais complexo. O humor está nas situações improváveis, e conseguir levar isso para o cinema seria apenas o primeiro desafio.

Code Geass

(Fonte: IMDb/Reprodução)
(Fonte: IMDb/Reprodução)

A trama de Code Geass é complexa, os personagens têm camadas e a ideia de herói e vilão não está presente. Embora a história não tenha elementos difíceis de transpor para a linguagem cinematográfica, fazê-lo de forma que não diminuísse as discussões desse anime exigiria uma narrativa mais densa e, talvez, arrastada.

Serial Experiments Lain

(Fonte: IMDb/Reprodução)
(Fonte: IMDb/Reprodução)

A principal dificuldade seria conseguir passar a estranheza do anime para o público. Além disso, Serial Experiments Lain não tem como elemento principal as cenas de ação, então seria necessário um diretor que soubesse trabalhar com ficção científica e pudesse adaptar a esquisitice ara uma linguagem mais ocidental. Embora isso pudesse funcionar nas mãos certas, poucos estúdios se arriscariam em um projeto tão denso.

Elfen Lied

(Fonte: IMDb/Reprodução)
(Fonte: IMDb/Reprodução)

Além da temática delicada de Elfen Lied, há muitos elementos de terror, o que significa que uma adaptação hollywoodiana deixaria muitas coisas importantes de lado — ou, pelo menos, amenizaria um pouco. Por mais que o anime pudesse cair nas mãos de um bom diretor, é mais provável que o estúdio exigisse deixar de lado temas envolvendo o assassinato de crianças, por exemplo. Ainda assim, seria um bom filme de terror, mas não uma boa adaptação.

Attack on Titan

(Fonte: IMDb/Reprodução)
(Fonte: IMDb/Reprodução)

É difícil imaginar uma adaptação de Attack on Titan para Hollywood que não fosse um filme focado em cenas de ação e personagens em busca de vingança ou redenção. Mas esse é um anime muito mais denso, e um bom live-action precisaria trabalhar melhor a construção de personagens e conflitos internos, algo que poderia se perder em uma megaprodução. Esse ainda seria um caso que dependeria de um orçamento muito grande, o que significa que ele precisaria de um retorno financeiro muito alto. Ou seja, uma boa adaptação provavelmente nunca seria aprovada.

Akira

(Fonte: IMDb/Reprodução)
(Fonte: IMDb/Reprodução)

Há anos, Akira vem sendo cogitado para um live-action em Hollywood. Para o bem ou para o mal, o projeto nunca avançou. Esse é um dos animes (e mangás) de ficção científica mais importantes da história e adaptá-lo exigiria desenvolver uma trama com a paciência de que ela necessita. Um bom exemplo, para demonstrar a dificuldade, é A Vigilante do Amanhã, que também tem elementos sci-fi em uma narrativa muito densa e contemplativa. Mexer com histórias consagradas já é uma decisão delicada para um grande estúdio, e correr o risco de não acertar é ainda mais perigoso.

Todos os animes do Studio Ghibli

(Fonte: IMDb/Reprodução)
(Fonte: IMDb/Reprodução)

O Studio Ghibli foi responsável por algumas das histórias mais poéticas da animação japonesa. Seu cofundador, Hayao Miyazaki, é um dos maiores nomes da animação mundial. E isso foi construído com obras que trabalham cada um dos seus elementos com cuidado, com personagens riquíssimos e dramas muito sensíveis. Os animes do Ghibli também dependem dos elementos típicos da animação, e uma adaptação live-action teria dificuldade para passar o mesmo peso para a história.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.