Como transmitir seus jogos na rede como um gamer profissional

2 min de leitura
Imagem de: Como transmitir seus jogos na rede como um gamer profissional

Muitos gamers gostariam de fazer streamings profissionais, o que pode parecer uma missão bastante difícil para quem está começando. No entanto, há muitas opções para quem quer exibir suas habilidades nos jogos.

Confira a seguir alguns passos importantes para começar a transmitir seus jogos ao vivo.

Placa de captura

Tanto o Xbox quanto o PlayStation têm ferramentas embutidas que permitem a transmissão e exibição dos jogos. Em consoles como o Switch, no entanto, é mais difícil realizar a conexão devido à falta de ferramentas integradas.

Para transmitir jogos diretamente do video game para o computador e então para a rede, é possível utilizar uma placa de captura. A peça de hardware captura o jogo e o envia diretamente para o PC. Um cabo USB geralmente é necessário para fazer a conexão — os cabos não são caros, mas consoles mais antigos exigem placas de capturas mais sofisticadas.

(Fonte: Pixabay)
(Fonte: Pixabay)

Câmera e microfone

Na hora de realizar o streaming, uma câmera e um microfone de qualidade são extremamente importantes. Os dispositivos fazem a diferença na hora de estabelecer contato com quem está assistindo ao vídeo.

Utilizar os dispositivos já existentes em seu notebook, por exemplo, pode ser útil, mas infelizmente os equipamentos integrados costumam ser muito simples e não atender aos requisitos para realizar um streaming de qualidade. O ideal é instalar uma webcam e um microfone dedicados, como o Microsoft's LifeCam Studio. Na hora de posicionar a câmera, lembre-se de ajustar a luz, para que ela ilumine bem seu rosto.

No caso dos microfones, considere escolher um modelo que corte vibrações de baixa frequência. Alguns aparelhos já vêm com um filtro e possibilitam a captura de som sem pequenos ruídos, como carros passando, ar-condicionado e o cooler do computador. Um modelo capaz de fazer isso é o Sieren Elite.

(Fonte: Pixabay)

Software

Após instalar a placa de captura, o computador que recebe o sinal de transmissão do jogo necessita de um software para lê-lo. Há muitas opções, e entre as mais populares figuram o XSplit Gamecaster e o Open Broadcaster Software. O segundo é um programa técnico, de código aberto, que permite amplo controle. O primeiro é mais amigável em relação ao uso, oferecendo várias funcionalidades.

Após configurar tudo, é hora de transmitir seu jogo na rede. Os softwares fazem conexão com sites como Twitch e YouTube e geralmente basta acessar sua conta para isso. A Twitch é famosa pelos streamings, mas pode ser um começo difícil. O YouTube, por sua vez, tem grande alcance e funcionalidades simplificadas.

Na hora de transmitir, é importante não se esquecer de manter a simpatia e o carisma e não desanimar. Convide os amigos, divulgue em suas redes sociais e lembre-se de que o público pode ser construído aos poucos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.