Os filmes estão ficando cada vez mais longos?

2 min de leitura
Imagem de: Os filmes estão ficando cada vez mais longos?

Quem tem o costume de ir ao cinema já deve ter reparado: os filmes estão ficando cada vez mais longos. Em 2009, as 10 maiores bilheterias tiveram duração média de 116 minutos; neste ano, a variação subiu para 125 minutos. Ao olhar para o tempo médio dos últimos anos, é possível perceber que o tempo dos filmes está crescendo gradualmente, passando de 129 minutos, em 2017, para 132 minutos em 2018.

Vingadores: Ultimato mostra bem essa tendência de grandes bilheterias associadas a filmes intermináveis. O longa dirigido pelos irmãos Russo foi o maior sucesso comercial da história do cinema e conta com nada menos do que 182 minutos de ação.

Terror sem fim

(Fonte: IMDb/Reprodução)

Se há algum tempo apenas grandes épicos e filmes históricos costumavam passar das 2 horas e meia, agora não há mais um limite para gêneros. Mesmo os filmes de terror, que tradicionalmente costumam terminar em 90 minutos, têm sido lançados com mais de 2 horas.

It: Capítulo 2 é um dos exemplos mais recentes. Com 169 minutos, o filme teve uma estreia inferior à da primeira parte, lançada em 2017 (e com 34 minutos a menos). "Andy tinha muita história para contar ao concluir sua adaptação do livro de Stephen King, com mais de 1,1 mil páginas", disse Jeff Goldstein, chefe de distribuição da Warner Bros.

Outro caso semelhante é Midsommar, terror com estreia internacional em julho, mas que por aqui só chegará em setembro. O longa, dirigido e roteirizado por Ari Aster (Hereditário), tem nada menos do que 147 minutos.

O caso Tarantino

(Fonte: IMDb/Reprodução)

Muito popular em Hollywood, Quentin Tarantino nunca negou a preferência por filmes longos. Na sua filmografia, não são raros os trabalhos com mais de 2 horas e meia — e isso nem sempre se reflete em qualidade, mas também é curioso observar que não interfere na bilheteria das suas produções.

Era Uma Vez em... Hollywood, com 161 minutos, arrecadou US$ 310 milhões até o momento e já é a terceira maior bilheteria do diretor. Nas próximas semanas, o longa deverá passar Bastardos Inglórios e assumir a segunda posição, atrás apenas de Django Livre, com US$ 425,4 milhões e 165 minutos.

Tão longos quanto o Oscar

(Fonte: IMDb/Reprodução)

Martin Scorsese se prepara para lançar seu mais demorado filme. O Irlandês terá 210 minutos (3 horas e meia) de duração, superando com tranquilidade O Lobo de Wall Street e seus 180 minutos. O novo trabalho do diretor está sendo cotado como um possível concorrente ao Oscar 2020, o que levanta outra questão: os filmes vencedores do Oscar também estão ficando mais longos?

Em 2009, dos candidatos a melhor filme, apenas O Curioso Caso de Benjamin Button passava dos 150 minutos, com a média dos demais concorrentes ficando próxima de 120 minutos. Já na edição de 2019, a média ficou em aproximadamente 135 minutos, com o vencedor, Green Book: O Guia, somando 130 minutos. Por mais que o aumento não pareça muito significativo, ilustra bem o atual cenário do cinema mundial.

"Em um mundo perfeito para os donos de cinemas, cada filme teria de 1 hora e meia a 2 horas", explica Eric Handler, analista em Wall Street. "Mas, na realidade, o mais importante é o filme. Se a história precisa durar mais de 2 horas, é isso o que importa. Você quer que as pessoas tenham uma boa experiência".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.