Ezra Miller se junta a Jason Momoa contra a construção do TMT

1 min de leitura
Imagem de: Ezra Miller se junta a Jason Momoa contra a construção do TMT

Jason Momoa e Ezra Miller, atores que trabalharam juntos em Liga da Justiça (2017), se uniram contra a construção do TMT, Thirty Meter Telescope. O telescópio de trinta metros foi planejado para ser construído no cume do vulcão Mauna Kea, em local considerado sagrado por havaianos nativos e enfrenta uma série de protestos, impedindo sua instalação.

Momoa tem publicado fotos de apoio aos nativos que são contra o TMT, com um papel bastante ativo nas redes sociais. Sua postagem mais recente traz uma coletânea de fotos em passeatas que demonstram o desacordo entre a comunidade científica e local. Em uma de suas fotos, Ezra Miller aparece ao seu lado erguendo as mãos e fazendo um símbolo de sua tradição.

Leia também: Jason Momoa não vai gravar Aquaman 2 até que parem a construção do TMT

Diferente do ator que interpreta Aquaman nos cinemas, Ezra Miller não é nativo do Havaí, mas manifesta apoio àqueles que pretendem preservar o local. O ator, que dá vida ao Flash nas telonas, é bastante engajado em alguns movimentos sociais, e essa não é a primeira vez que assume um posicionamento por alguma causa ao lado de Momoa.

Em 2006, enquanto filmavam Liga da Justiça, os dois se uniram a Ben Affleck, Gal Gadot e Ray Fisher para protestar contra a construção de um oleoduto que cruzaria terras sagradas de índios da tripo Standing Rock Sioux nos Estados Unidos. Com um passado negativo, a empresa responsável pela instalação da tubulação, na época, registrava cerca de seiscentos vazamentos em suas estruturas nos últimos seis anos, o que acabou contribuindo para que os nativos saíssem vitoriosos.

No caso do TMT, ainda não há um desfecho para a situação, pois essa é uma obra de custo elevado e com fins científicos. A Universidade da Califórnia é a principal organizadora do projeto, que tem um orçamento de aproximadamente US$ 1,4 bilhão (cerca de R$ 5,4 bilhões). Segundo os cientistas, essa é uma das obras mais ambiciosas dos últimos tempos da ciência, e o telescópio mais poderoso já feito.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.