Ancine pode ser extinguida e ameça mercado de cinema nacional

1 min de leitura
Imagem de: Ancine pode ser extinguida e ameça mercado de cinema nacional

“Vamos buscar a extinção da Ancine. Não tem nada que o poder público tenha que se meter a fazer filme.”

Essa foi uma das diversas frases ditas pelo presidente Jair Bolsonaro sobre a Ancine, que poderão pôr em pauta o futuro do cinema nacional. 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Ancine (Agência Nacional do Cinema), segundo descrição oficial, é uma "agência reguladora que tem como atribuições o fomento, a regulação e a fiscalização do mercado do cinema e do audiovisual no Brasil". Era vinculado ao extinto Ministério da Cultura, se tornando parte do Ministério da Cidadania desde então.

O que a Ancine já fez?

Entre as grandes produções viabilizadas pela Agência estão Laços - Turma da Mônica, Carandiru, Cidade de Deus, Tropa de Elite, 2 Filhos de Francisco, além de centenas de outros títulos premiados e reconhecidos internacionalmente. O capital disponibilizado pelo órgão cobre quase que a totalidade das produções brasileiras, e qualquer alteração na regulamentação poderá causar impacto no mercado de cinema nacional.

(Fonte: Ancine/Divulgação)

Séries também seriam prejudicadas

Com a popularização dos serviços de streaming, as séries de ficção conquistaram o coração dos brasileiros, batendo recordes de produção e audiência de uns anos para cá. Com os ajustes na Ancine, as criações desse gênero também seriam impactadas em relação à verba e conteúdos.

Mudança para Brasília

Após diversas afirmações sobre o assunto, Jair Bolsonaro pareceu, finalmente, perceber que a Agência não se trata de um hobby, e sim um órgão sério, gerador de empregos e de capital bilionário para o país. Em nota mais recente, caiu em contradição, dando a entender que não irá extinguir a Ancine, mas deseja, sim, transferi-la do Rio de Janeiro à Brasília, para que o poder executivo controle de perto tudo o que for produzido.

Luz no fim do túnel

Felizmente, a extinção da Ancine dependeria de um processo longo, passando pela mão de diversos poderes, para, no final, ser extinguida pelo Congresso Nacional. Contudo, o Ministério da Cidadania não descartou que poderão ocorrer uma série de mudanças nas atribuições do órgão regulamentador, para que nenhuma obra que, supostamente, atente contra a família, possa receber dinheiro público.

Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro pelo PSC, publicou um pedido no Twitter para que a presidência desconsidere a transferência do órgão para a capital do Distrito Federal.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.