Falha na PSN permite comprar jogos sem usar códigos de segurança de cartões

1 min de leitura
Imagem de: Falha na PSN permite comprar jogos sem usar códigos de segurança de cartões

Uma reportagem divulgada no site Multiplayer First na última quinta-feira (4) mostra que a PSN tem uma falha de segurança antiga que permite comprar jogos sem usar o código de segurança de cartões de crédito. Na prática, isso permite que hackers invadam contas e realizem uma série de compras sem que os donos delas sejam avisados ou tenham como se proteger.

PSN

Segundo uma das fontes consultadas pela reportagem, o problema “não se trata de uma falha do console, mas sim da rede”. O esquema funciona inserindo uma nova forma de pagamento inválida às opções da PSN — quando ela falha, o sistema vai recorrer automaticamente a outra forma registrada na conta, momento no qual o cartão de crédito registrado é cobrado sem a necessidade de inserir o código de segurança.

Esquema conhecido há 5 anos

As fontes consultadas pelo Multiplayer First afirmam que o esquema é conhecido há pelo menos 5 anos e já foi reportado várias vezes à Sony, que o ignorou dizendo que ele não oferece riscos à segurança de seus usuários. Em uma tentativa de chamar a atenção da companhia, diversos vídeos mostrando como a brecha pode ser explorada estão se espalhando pelo Twitter, Reddit, YouTube e outras redes sociais.

A reportagem afirma que a questão, combinada com a venda ilegal de contas, está sendo explorada pelo “mercado negro”, que se aproveita do compartilhamento de contas para vender jogos de PS4, PS4 e PS Vita. Embora as contas que se aproveitam do esquema sejam banidas ao ficar online, o prejuízo aos usuários cujos cartões são usados é evidente.

Consultada pelo Multiplayer First, a Sony até o momento não se manifestou oficialmente sobre a situação. Embora a situação não seja tão grave quanto o grande hack da PSN ocorrido em 2011, ela gera novas dúvidas quanto à segurança da rede — por via das dúvidas, é melhor não associar seu cartão de crédito à sua conta para evitar sofrer com os efeitos da falha.

Falha na PSN permite comprar jogos sem usar códigos de segurança de cartões via Voxel

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.