The Walking Dead acaba nas HQs após 15 anos de publicação

3 min de leitura
Imagem de: The Walking Dead acaba nas HQs após 15 anos de publicação

Até 2004, os fãs de histórias sobre seres humanos lidando com seus piores pensamentos enquanto fogem de desmortos tinham que se contentar com as obras de George Romero, o avô dos zumbis. Veja bem, produções não faltavam, mas nem todo mundo sabia como dosar drama e terror em uma trama cheia de questionamentos éticos e filosóficos.

Eis que um rapaz chamado Robert Kirkman, que já vinha chamando a atenção por sua facilidade em lidar com bons e ágeis diálogos em pequenos universos ficcionais calcados na realidade, realizou um marco nesse mesmo ano ao lançar The Walking Dead. A revista em quadrinhos tinha toda aquela ambientação claustrofóbica e esquisita dos filmes de Romero, mas com uma premissa capaz de explorar melhor a complexidade dos personagens.

walking deadFonte: Image Comics/Reprodução

Afinal, uma das maiores perguntas em A Noite dos Mortos-Vivos era: se os zumbis matam por instinto e os homens fazem isso por sobrevivência e diversão, quem, no final das contas, morreu e continua andando?

Despedida emocionante

E aqui estamos 15 anos depois, em uma jornada raramente vista no setor de entretenimento. Mesmo com algumas mudanças e interferências com a popularidade da série na TV, The Walking Dead continuou fiel ao seu próprio caminho. E quem diz isso, em tom emocionado, é o próprio criador, Robert Kirman.

"Estou chateado também e vou sentir tanta falta quanto você — se não mais. Meu coração está partido por ter que acabar com isso. Nós temos que seguir em frente e amo esse mundo e não quero prolongar muito as coisas até que ninguém mais corresponda ao que eu quero que seja", diz o autor.

walking deadFonte: Image Comics/Reprodução

"Espero que você entenda e espero que você, querido leitor, saiba o quanto aprecio o presente que você me deu. Consegui contar a minha história exatamente como queria, em 193 edições, e terminá-la nos meus próprios termos, sem interferência em todo o caminho... em qualquer momento. Isso é uma coisa tão rara, e não existe sem o apoio inflexível que esta série recebeu de leitores como você. Muito obrigado."

E como fica a série de TV?

Bem, ainda não dá para saber exatamente se alguma coisa que já foi definida para a série de TV vai mudar em relação ao que acontece nesta semana nos quadrinhos — até porque elas deixaram de ter alguma cronologia semelhante faz alguns anos. Contudo, podem apostar que algumas coisas que deram certo no papel podem pular para a atração da Fox a partir do 10º ano, que estreia em breve.

walking deadFonte: Fox: Reprodução

Enquanto isso, é hora de dizer adeus. The Walking Dead #193 terá 71 páginas, com roteiro de Kirkman e desenhos de Charlie Adlard, será lançada nesta quarta-feira (3) e marca o fim de uma era de uma forma interessante. A revista atravessou períodos disruptivos em 4 mídias (quadrinhos impressos e digitais, TV e games) com igual sucesso e liberdade criativa. Goste ou não, isso é algo muito louvável no setor de entretenimento e, só por isso, já vale nosso respeito.

"Robert Kirkman contou uma história e contou muito bem por mais de 15 anos, e enquanto a maioria dos quadrinhos é baseada na ilusão de mudança, The Walking Dead aconteceu em tempo real — personagens têm idades de crianças a adultos, perderam membros do corpo; da família, de amigo; e morreram", comenta o editor da Image Comics, Eric Stephenson, ao Bleeding Cool.

walking deadFonte: Image Comics/Reprodução

"Não morreram do jeito do Superman, Capitão América e Wolverine, mas da maneira mais real que possa acontecer em uma história fictícia. A série está terminando com a mesma finalidade que começou e por mais que isso seja decepcionante para alguns, no grande esquema das coisas, é uma conquista notável para Robert e seus colaboradores."

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.