12 filmes e séries sobre exploração espacial na Netflix

4 min de leitura
Imagem de: 12 filmes e séries sobre exploração espacial na Netflix

Há 49 anos, no dia 16 de julho de 1969, a humanidade acompanhou o lançamento da missão Apollo 11, a primeira a conseguir pousar uma nave tripulada na Lua. Ela levava os astronautas americanos Neil Armstrong e Buzz Aldrin, que foram os primeiros a pisar no astro, além de Michael Collins, que ficou em órbita enquanto os outros dois exploravam a superfície lunar.

Um sucesso absoluto transmitido pela televisão para milhões de pessoas, a Apollo 11 colocou os Estados Unidos na frente em sua corrida espacial contra a União Soviética, sendo um símbolo dessas duas décadas que ficaram marcadas pelos altos investimentos em pesquisas na área de exploração espacial.

Para comemorar essa data tão importante na história da tecnologia, preparamos uma lista com 12 filmes e séries disponíveis na Netflix que abordam o tema da exploração espacial. Ela inclui tanto documentários como histórias de ficção científica que imaginam as possibilidades reservadas para nós no futuro. Confira abaixo.

https://img1.ibxk.com.br/2018/07/16/um-foguete-16153036364129.jpg?w=700" alt="Um foguete." style="height: auto; vertical-align: middle;

1) Mission Control: The Unsung Heroes of Apollo

Nada como começar com um documentário mostrando a equipe responsável pela grande missão de levar astronautas em segurança até a Lua. “Mission Control” entrevista vários funcionários da NASA envolvidos na missão, indo dos primeiros testes fracassados até o grande sucesso da Apollo 11.

2) The Last Man on the Moon

Os primeiros astronautas a pisarem na Lua podem ter sido os mais conhecidos, mas eles não foram os únicos. “The Last Man on the Moon” combina imagens de arquivos e entrevistas para contar a história de Gene Cernan, o último homem a pisar no solo lunar, pelo menos até hoje, e mostrar o que mudou em sua vida após deixar essa marca na história.

3) Gagarin: O Primeiro no Espaço

Essa cinebiografia conta a vida de Yuri Gagarin, o astronauta da União Soviética que foi o primeiro homem a ir para o espaço, mostrando que a nação estava levando a sério a corrida espacial com os Estados Unidos.

https://img2.ibxk.com.br/2018/07/16/um-robo-e-uma-crianca-16153646942132.jpg?w=700" alt="Um robô e uma criança." style="height: auto; vertical-align: middle;

4) Perdidos no Espaço

Remake da clássica série de ficção científica dos anos 1960, essa versão da Netflix de “Perdidos no Espaço” reconta as aventuras da família Robinson e a missão deles para colonizar o espaço. Mas um acidente leva os tripulantes a um mundo desconhecido e perigoso.

5) Geração Marte

Documentário original da Netflix, “Geração Marte” acompanha os treinamentos da nova geração de astronautas, aqueles que podem, em futuro próximo, fazer história ao pisar em Marte. Além de acompanhar a vida no acampamento de treinos, o filme discute os possíveis impactos de uma ida da humanidade para o planeta.

6) Mercury 13

Buscando retratar uma história que ficou muito tempo escondida do público, o documentário vai em busca de 13 mulheres altamente capacitadas que foram impedidas de fazer parte do programa de treinamento espacial da NASA, mesmo tendo se saído melhores do que alguns colegas homens nos testes iniciais.

https://img3.ibxk.com.br/2018/07/16/duas-pessoas-16153818031133.jpg?w=700" alt="Duas pessoas." style="height: auto; vertical-align: middle;

7) Órbita 9

Drama romântico espanhol, “Órbita 9” acompanha uma astronauta que passou praticamente toda a vida sozinha dentro de uma nave rumo a um planeta distante, até que um dia ela entra em contato com outro ser humano pela primeira vez.

8) Star Trek

Para muitos, “Star Trek” pode ser considerada o ápice da ficção científica sobre exploração espacial. Todas as séries da franquia estão disponíveis no catálogo da Netflix, incluindo “Star Trek: Discovery”, a mais recente delas, que teve apenas uma temporada de 15 episódios exibida até agora.

9) Marte

Um drama documental que explora as possibilidades de exploração espacial nas próximas décadas. Ela combina entrevistas com especialistas renomados, como Neil deGrasse Tyson e Elon Musk, a história de uma tripulação que é enviada para colonizar Marte em 2033.

https://img1.ibxk.com.br/2018/07/16/varias-pessoas-16153854169134.jpg?w=700" alt="Várias pessoas." style="height: auto; vertical-align: middle;

10) The Expanse

Baseada na série literária de James S. A. Corey, The Expanse se passa dois séculos no futuro, em uma época na qual a humanidade colonizou completamente o Sistema Solar. Nela, as histórias de várias personagens se entrelaçam no meio de uma busca por uma mulher desaparecida.

11) The Search for Life in Space

Não está com tempo livre para dedicar a um filme ou muito menos a uma série com dezenas de episódios e temporadas? Esse curta-metragem tem só 32 minutos e fala com exobiólogos sobre as possibilidades de encontramos vida em nossas visitas a outros planetas.

12) Ascension

Imagine se em 1963 o governo dos Estados Unidos tivesse colocado em prática uma missão secreta, enviando 350 voluntários para uma viagem só de ida ao espaço, garantindo assim a continuidade da humanidade caso a Terra fosse destruída em uma explosão nuclear. É essa a trama da minissérie de seis episódios “Ascension”.

Este texto foi escrito por Felipe Autran para o Tecmundo (um site da empresa NZN junto com o Minha Série).

O Minha Série está comemorando 10 anos em 2018 com novidades aos nossos fãs: conheça o Clube Minha Série, o nosso perfil no Instagram e não deixe de assinar a newsletter Intervalo, que traz semanalmente conteúdos exclusivos em um formato especial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.