Lua avermelhada pode ser resultado de queimadas no País

1 min de leitura
Imagem de: Lua avermelhada pode ser resultado de queimadas no País

Moradores da regiões centro-sul, sul e sudeste do país tiveram a oportunidade de presenciar um evento climático que fez com que a lua ganhasse tons avermelhados na noite da última quinta feira dia 01/10 e sexta-feira 02/10. A lua avermelhada, que casou espanto e algumas especulações apocalípticas, pode ter sido causada por consequentes queimadas que estão ocorrendo principalmente nas regiões do Pantanal e Amazônia.

Segundo especialistas, os aerossóis gerados por queimadas podem ascender a altitudes entre 2 e 8 Km, podendo assim se deslocar por ventos fazendo com que possam alterar a percepção visual da Lua mesmo em regiões afastadas do foco das queimadas. Ainda segundo pesquisadores, o efeito avermelhado da lua é causado pela combinação da luz do sol refletida na lua, que por sua vez fica encoberta pela fuligem suspensa no ar.

O Brasil tem sofrido com muitas queimadas sendo que até o mês de setembro de 2020, foram identificados cerca de 18.000 focos de incêndio no Pantanal. A Amazônia também tem tido um 2020 complicado, tendo registrado mais de 76.000 focos de incêndio nos nove primeiros meses do ano.

Diversos internautas das regiões das quais o evento pode ser presenciado registraram imagens e publicaram nas redes sociais, criando assim uma efusão de comentários com as mais curiosas explicações sobre o evento, indo de explicações cientificas como a Lua de sangue a até especulações religiosas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.