ULA lança o foguete Delta IV Heavy após adiamentos; assista aqui

1 min de leitura
Imagem de: ULA lança o foguete Delta IV Heavy após adiamentos; assista aqui
Imagem: United Launch Alliance/Reprodução

A United Launch Alliance (ULA) está pronta para lançar seu mais poderoso foguete em uma missão para o National Reconnaissance Office. Após várias semanas de atraso devido ao mau funcionamento de componentes e ao tempo inadequado, a companhia inicia uma nova transmissão marcada para 1º de outubro à 00h30.

O lançamento acontecerá em Cabo Canaveral, na Flórida, e será proporcionado pelo foguete Delta IV Heavy, um veículo composto por três núcleos de foguete alinhados para criar um forte impulso. Não é tão eficiente quanto o projeto da SpaceX, o Falcon Heavy, mas segura o título como um dos mais poderosos do mundo, sendo um projeto extremamente oneroso e normalmente destinado ao envio de satélites a órbitas mais distantes.

O Delta IV Heavy levará consigo o NROL-44, um projeto secreto da agência dos Estados Unidos simplesmente descrito como "Apoio às missões gerais do NRO de prover informações e inteligência para os legisladores dos Estados Unidos, a Comunidade de Inteligência e o Departamento de Defesa". Essa será a 24ª missão cumprida pela ULA para o NRO, que já utilizou outros Delta IV Heavy para tarefas anteriores.

Uma das tentativas de iniciar essa missão pelo NRO foi em 29 de agosto deste ano, mas o foguete nem chegou a se mexer e se manteve fixo às estruturas. Nos momentos finais do lançamento, profissionais da ULA descobriram que um componente falhou e gerou o aborto da missão. A peça foi substituída semanas depois.

O foguete teve sua missão postergada ainda mais pela descoberta de outros equipamentos defeituosos. A ULA espera conseguir levar o foguete para órbita nesta semana, mas o tempo não tem sido favorável para a missão. Para esta noite, a previsão é de que o tempo colaborará com o lançamento.

O Delta IV Heavy tem lançamento estipulado para 00h54 (no horário de Brasília) da base de lançamento da ULA na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral e poderá ser acompanhado direto pelo canal do YouTube da United Launch Alliance.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.