Astrônomos descobrem 'planeta Pi' do tamanho da Terra

Imagem de: Astrônomos descobrem 'planeta Pi' do tamanho da Terra
Imagem: Pixabay

Nesta segunda-feira (21), uma equipe de astrônomos de vários países, liderada por pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, anunciou ter descoberto um planeta do tamanho da Terra e que gira ao redor da sua estrela a cada 3,14 dias.

Apelidado de “planeta Pi”, em referência à famosa constante matemática representada pela letra grega π e cujo valor é de 3,14, ele teve os primeiros registros captados em 2017. Desde então, os cientistas têm estudado os dados coletados pela missão K2 do Telescópio Espacial Kepler da NASA.

Já em 2020, os pesquisadores utilizaram o SPECULOOS, uma rede de telescópios baseada em solo, para confirmar que o astro observado realmente se tratava de um planeta. Os novos dados também ajudaram a calcular o tempo gasto para completar a órbita em torno da sua estrela, o equivalente a 3,14 dias terrestres.

O "planeta pi" gasta 3,14 dias para completar uma órbita em torno da sua estrela.O "planeta pi" gasta 3,14 dias para completar uma órbita em torno da sua estrela.Fonte:  MIT/Reprodução

“O planeta se move como um relógio”, disse o estudante de graduação do Departamento de Ciências da Terra, Atmosféricas e Planetárias do MIT Prajwal Niraula. Ele é o principal autor do estudo, publicado no Astronomical Journal, que detalha a descoberta do "Terra Pi".

“Quente demais para ser habitável”

Denominado oficialmente de K2-315b, o planeta pi possui um raio de tamanho quase idêntico ao da Terra, conforme as estimativas dos astrônomos, e orbita uma estrela fria, cuja massa é equivalente a um quinto do Sol. Ele gira em torno da sua estrela a 81 km/s.

Com tamanho parecido ao do nosso planeta, o K2-315b provavelmente não é um dos candidatos a ter vida, pois a órbita estreita o aproxima demais da sua estrela, fazendo com que a temperatura da superfície fique em torno de 176ºC. “Isso é muito quente para ser habitável”, comentou Niraula.

Apesar disso, os cientistas afirmam ser necessário um estudo mais detalhado da atmosfera dele para comprovar tal possibilidade.