Como assistir ao lançamento de 60 satélites Starlink hoje (17)

1 min de leitura
Imagem de: Como assistir ao lançamento de 60 satélites Starlink hoje (17)
Imagem: SpaceX

A SpaceX irá lançar nesta quinta-feira (17) o último lote de seus satélites Starlink. O tempo de decolagem-alvo ocorrerá às 15h 19m, no horário de Brasília. O lançamento ocorrerá no Kennedy Space Center na Flórida, com uma opção de backup, em caso de qualquer impedimento por problemas climáticos ou outros, para amanhã às 14h 57m.

Com o lançamento de hoje, a constelação de satélites Starlink operacionais da SpaceX receberá 60 novas “estrelas”, totalizando 500 unidades circulando ao redor do planeta. Paralelamente, a empresa aeroespacial do bilionário Elon Musk conduz testes beta privados de seu serviço de internet para consumidores de alta velocidade e baixa latência.

A constelação da SpaceX

Fonte: Mark Handley / University College London/ReproduçãoFonte: Mark Handley / University College London/ReproduçãoFonte:  Mark Handley / University College London 

O objetivo da SpaceX é oferecer taxas de velocidade a 1 Gb/s no download, com uma latência abaixo de 20 ms. A empresa se prepara para o lançamento de um beta aberto ainda neste ano. Logicamente, esses números ambiciosos só deverão ser atingidos quando a maior parte dos satélites Starlink estiver operando.

O lançamento de hoje inclui a utilização de um velho conhecido: o foguete de dois estágios Falcon9, batizado em homenagem à espaçonave épica de Hans Solo, que já foi utilizado anteriormente, inclusive na missão Demo-2 Crew Dragon, o primeiro teste da empresa com transporte de astronautas humanos.

Detalhes do lançamento e como assistir ao vivo

Fonte: WallpaperCave/ReproduçãoFonte: WallpaperCave/ReproduçãoFonte:  WallpaperCave 

O Falcon9 é o único foguete reutilizável da história da exploração espacial. Quando um módulo desse tipo é lançado ao espaço, as duas partes se separam, mas o primeiro estágio retorna, e aterrissa, com o bico para cima, numa plataforma móvel instalada no oceano. Para quem assiste, são duas emoções: a decolagem e a aterrissagem do primeiro estágio.

A transmissão ao vivo terá início cerca de 15 minutos antes do horário previsto para a decolagem, ou seja, por volta de 15h 04m, horário de Brasília. Este é o link de transmissão no YouTube.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.