Estados Unidos aprovam primeiro reator nuclear 'em miniatura'

1 min de leitura
Imagem de: Estados Unidos aprovam primeiro reator nuclear 'em miniatura'
Imagem: Ontario Power Generator/Reprodução

A Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos (NRC, na sigla em inglês) recentemente aprovou um projeto de reator nuclear "miniaturizado" da empresa NuScale, após uma série de análises de segurança que consideraram o modelo adequado para uso em escala.

O Small Modular Reactor (SMR), ou “reator modular pequeno” em tradução livre para o português, é o primeiro do gênero nos Estados Unidos. Apesar de ser compacto, com apenas 23 m de altura e 5 m de largura, o equipamento gera até 50 megawatts de eletricidade e funciona como um reator comum, fervendo água através da fissão nuclear.

“Este é um marco significativo não apenas para a NuScale, mas também para todo o setor nuclear dos EUA e para outras tecnologias nucleares avançadas que virão. Isso estabelece claramente a liderança da NuScale e dos EUA na corrida para colocar os SMRs no mercado.”, afirmou o presidente e diretor executivo da companhia, John Hopkins.

Vantagens do reator SMR

Especialistas sugerem que a tecnologia pode revitalizar a indústria de energia nuclear do país, fornecendo energia limpa em uma escala mais local e com níveis de emissão de carbono menores.

Apesar das expectativas elevadas, a aprovação do projeto é apenas um passo em direção à implementação efetiva desses reatores — que ainda depende de outras avaliações de segurança.

Por enquanto, esta aprovação significa que empresas do setor já podem se candidatar para construírem o SMR, uma vez que ele tenha sido aprovado em todas as etapas necessárias. Segundo a previsão atual, as primeiras unidades serão entregues entre 2027 e 2029.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.