Astronauta captura foto do litoral de São Paulo do Espaço

1 min de leitura
Imagem de: Astronauta captura foto do litoral de São Paulo do Espaço
Imagem: Chris Cassidy/Reprodução

Um astronauta da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) divulgou, na última quinta-feira (27) uma foto do sul de Ilhabela, município litorâneo de São Paulo. O registro foi feito diretamente da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) por Chris Cassidy, que compartilhou o feito no Twitter.

O estadunidense foi enviado para a ISS em abril com dois astronautas russos. Eles decolaram da base de lançamento de Baikonur, no Cazaquistão, com a previsão de que a missão dure 6 meses.

Com a publicação, Cassidy atraiu a atenção de internautas brasileiros, sobretudo moradores de Ilhabela, que também decidiram compartilhar fotos do local — desta vez, com uma perspectiva terrestre.

Confira:

Vazamento de ar na ISS

a  (Fonte: NASA/Divulgação)

Apesar do momento descontraído, o astronauta e os demais tripulantes da ISS estão enfrentando alguns desafios. Em um comunicado no dia 20, a NASA divulgou a ocorrência de um vazamento de ar em algumas cabines da estação. Com isso, os tripulantes do segmento estadunidense serão transferidos para o módulo de serviço russo Zvezda, administrado pela Agência Espacial Federal Russa, mais conhecida como Roscosmos.

No comunicado, a agência esclareceu que o vazamento não ameaça a segurança dos astronautas e que parte do ar das cabines da estação pode vazar ao longo do tempo. Para garantir que isso não afete as condições do ambiente, são realizados processos rotineiros de pressurização de tanques de nitrogênio.

Novas investigações

Em setembro de 2019, foram identificados indícios de aumento incomum no volume desses vazamentos, que ficaram ainda mais intensos de acordo com os últimos dados recolhidos. "Todas as escotilhas da estação espacial serão fechadas neste fim de semana para que os controladores da missão possam monitorar cuidadosamente a pressão do ar em cada módulo", disse a agência. A previsão dos especialistas é que os resultados preliminares sejam divulgados até o dia 12.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.