Menu

Explore por temas!

Bookmarks

Salve suas notícias e leia quando quiser.

Nuvem tóxica 'do tamanho da Terra' corre por Vênus, revelam cientistas

1 min de leitura
Imagem de: Nuvem tóxica 'do tamanho da Terra' corre por Vênus, revelam cientistas
Avatar do autor

Por Igor Almenara Carneiro

via nexperts

Uma gigante nuvem tóxica está passando pela superfície de Vênus, constatam cientistas. De acordo com ScienceAlert, o corpo da nuvem é grande o bastante que alcança a parte norte e sul do planeta — o que, em escala com a Terra, seria toda a superfície do planeta.

Resultado do estudo da agência espacial japonesa JAXA, a nuvem aparenta estar correndo pela superfície desde 1983 e alcança 328 quilômetros por hora, 60 vezes mais rápido que a rotação de Vênus em seu próprio eixo. Próximo dessa área, o planeta alcança incríveis 465 °C devido ao grande efeito estufa causado pela nuvem — que é composta por dióxido de carbono com ácido sulfúrico.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Várias outras características sobre a atmosfera de Vênus ainda são um mistério e essa nuvem tóxica é uma grande pista para entender o ambiente extraterrestre. Ainda é necessário analisar os mecanismos, causas e consequências do movimento dessa nuvem — que foi apontada como “fenômeno meteorológico totalmente novo”, considerando que nunca foi flagrado em nenhum outro planeta.

a  ScienceAlert/Reprodução 

“Essa perturbação atmosférica é um novo fenômeno meteorológico, não visto em qualquer outro planeta. Devido sua raridade, é difícil interpretar e determinar as condições físicas que o causam.”, disse Javier Peralta, um dos pesquisadores da JAXA.

Contudo, o evento tem algumas semelhanças com as Ondulações Kelvin-Helmholtz, que são nuvens do tipo Cirrus que ocorrem na terra, onde a parte de cima da nuvem em uma velocidade superior à parte de baixo. No nosso caso, esses fenômenos são bons indicadores de regiões com instabilidade atmosférica — evitados por aeronaves, já que causam turbulências.

A atmosfera de Vênus ainda está sob estudo da JAXA e maiores esclarecimentos sobre a nuvem de dióxido de carbono devem surgir ao longo dos meses. O estudo completo está disponível na revista científica Advancing Earth and Space Science (AGU).

Cupons de desconto TecMundo:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Categorias


Comentários

Conteúdo disponível somente online
Nuvem tóxica 'do tamanho da Terra' corre por Vênus, revelam cientistas