Protótipo da Starship faz seu primeiro teste com sucesso [Vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Protótipo da Starship faz seu primeiro teste com sucesso [Vídeo]
Imagem: https://arstechnica.com/science/2020/08/an-early-version-of-starship-takes-its-first-tentative-steps-off-earth/

Nesta terça-feira (04), a SpaceX fez seu primeiro teste bem-sucedido com um protótipo da Starship, a espaçonave criada para alcançar o solo de Marte. No horário local, faltava cerca de 1 hora para o sol se pôr quando a nave em formato cilíndrico, com 30 metros de altura, foi lançada ao ar, atingindo 150 metros em relação ao solo.

Lançamento com expectativa e emoção

O lançamento foi realizado ao sul do estado do Texas, próximo ao Golfo do México. Logo após a decolagem, o único foguete Raptor que impulsionou a nave gerou uma imensa nuvem de poeira, deixando todos os observadores tensos e na expectativa se o teste havia dado certo ou não.

Felizmente, depois que a poeira se dissipou, todos puderam enxergar a nave pousada e intacta, indicando sucesso total na investida da SpaceX.

Como se trata de um protótipo, a nave não está completamente terminada. Em sua essência, ela tem o mesmo sistema de propulsão da Starship, mas ainda faltam alguns elementos estruturais, como o bico em formato de cone, as abas, um interstício e o foguete Super Heavy, que irá impulsionar a nave em sua versão final.

De qualquer forma, as partes mais difíceis nesse tipo de missão parecem ter sido superadas ao menos no que diz respeito à decolagem e ao pouso.

Testes continuam

A companhia agora precisará realizar outros estudos. A nave desse último teste, apelidada de SN5 (número de série 5) deverá ser aposentada e dar lugar para o desenvolvimento de SN6, SN7 e SN8. O mais provável é que esta última seja lançada ainda neste ano em um teste que prevê atingir 20 quilômetros de altitude.

Para colocar a Starship em órbita, a SpaceX ainda precisa terminar a construção do Super Heavy. Desafios como reabastecer a nave em baixa órbita terrestre também precisam ser superados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.