USP e Huawei detectam covid-19 rapidamente com ajuda de IA

1 min de leitura
Imagem de: USP e Huawei detectam covid-19 rapidamente com ajuda de IA
Imagem: https://pixabay.com/pt/illustrations/banner-protec%C3%A7%C3%A3o-polui%C3%A7%C3%A3o-v%C3%ADrus-5190187/
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O Instituto de Radiologia (InRad) e o InovaHC, divisão de inovação e tecnologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), em parceria com a Huawei e outras empresas, criaram uma plataforma para diagnóstico aprimorado da covid-19 com base em inteligência artificial.

7 mil exames analisados em 1 mês

A RadVid-19, como é chamada, foi lançada há pouco mais de 1 mês e já recebeu mais de 21,5 mil acessos, tendo quase 7 mil exames de imagem cadastrados e analisados, que foram enviados por radiologistas de 12 estados brasileiros: 71% deles indicaram que os pacientes tinham sido infectados pelo novo coronavírus.

Como o diagnóstico funciona

O diagnóstico é feito por meio de exames de imagem, e o serviço é composto por um imenso banco de raios X e tomografias de tórax de pacientes de 50 hospitais cadastrados de todos o país. Usando algoritmos e tecnologia de inteligência artificial, a plataforma consegue identificar indícios da presença de covid-19 nos registros.

Fonte: Pixabay/Reprodução(Fonte: Pixabay)Fonte:  Pixabay 

Plataforma com acesso gratuito

O objetivo do projeto é ajudar profissionais e órgãos de saúde a esboçarem novas estratégias de tratamento, combate e prevenção contra a covid-19 com base em um diagnóstico mais eficaz. Por isso, a plataforma tem acesso livre e irrestrito para médicos e instituições de saúde de todo o Brasil.

O programa faz a leitura de raios X e tomografias computadorizadas, indicando a probabilidade de o paciente estar infectado. Para isso, compara os padrões comuns da doença nos exames de imagem. Além de apontar a presença de covid-19, informa o estágio da doença, ajudando os médicos a prescreverem o tratamento mais eficiente, sem a necessidade de testes complementares. A plataforma ainda conta com uma equipe de radiologistas de plantão, que esclarecem dúvidas sobre diagnósticos online.

O projeto vai permanecer em contínua evolução, com a adição de funcionalidades. Além da USP e da Huawei, fazem parte da parceria organizações como Todos Pela Saúde, Itaú Unibanco, Petrobras, Amazon Web Services e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Profissionais de saúde e instituições médicas de todo o país podem acessar o RadVid-19 clicando neste link.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.