SpaceX lança satélite GPS da Força Espacial dos EUA, veja ao vivo

1 min de leitura
Imagem de: SpaceX lança satélite GPS da Força Espacial dos EUA, veja ao vivo
Imagem: Força Aérea EUA/Divulgação

Nesta terça-feira (30), a SpaceX lançará um novo satélite GPS da Força Espacial dos Estados Unidos, em Cabo Canaveral, na Flórida, utilizando o foguete Falcon 9. O equipamento substituirá uma antiga versão em órbita há 20 anos, atualizando a constelação do sistema de navegação.

Essa será a segunda vez que a empresa de Elon Musk lança uma aeronave GPS, evento que estava programado originalmente para acontecer no dia 29 de abril. A missão foi adiada com o objetivo de implementar novas medidas de saúde e segurança, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, protegendo a equipe envolvida no lançamento.

O equipamento, que será colocado em órbita hoje, foi construído pela Lockheed Martin e é o mais avançado já produzido, segundo a companhia. Ele conta com recursos anti-interferência oito vezes maior do que a geração anterior e sinais até três vezes mais precisos, conforme as informações oficiais.

O satélite será lançado pelo foguete Falcon 9.O satélite será lançado pelo foguete Falcon 9.Fonte:  Força Aérea EUA/Divulgação 

Com a integração do GPS III SV03, a rede de posicionamento global administrada pelos EUA ganha novos recursos em um momento no qual se acirra a rivalidade espacial. Recentemente, a China completou o seu sistema de navegação Beidou, que agora oferece cobertura em todo o planeta, com o lançamento do último satélite.

Como assistir ao vivo

O lançamento da SpaceX com o satélite GPS III SV03 está previsto para as 15h55 em Cabo Canaveral (16h55 no horário de Brasília). Haverá uma janela para a decolagem do Falcon 9 de 15 minutos, segundo a Força Aérea dos Estados Unidos.

A transmissão ao vivo do lançamento estará disponível na internet, com previsão para começar cerca de 15 minutos antes do horário programado para a decolagem. É possível acompanhar o evento pelo YouTube, no link abaixo, ou na página da SpaceX.

Vale ressaltar que o lançamento está sujeito às condições climáticas da Flórida, podendo ser adiado se o tempo não estiver bom.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.