Senado dos EUA deseja regulamentar informações a respeito de OVNIs

1 min de leitura
Imagem de: Senado dos EUA deseja regulamentar informações a respeito de OVNIs
Imagem: Reprodução

O comitê de inteligência do Senado dos Estados Unidos deseja regulamentar um programa do Pentágono e estipular novas regras para a divulgação de informações a respeito de objetos voadores não identificados. De acordo com os responsáveis pela ação, a definição de um processo claro é necessária, inclusive, para facilitar a comunicação de dados entre as agências.

Em dezembro de 2017, a sede do departamento de defesa norte-americano reconheceu a existência do financiamento de uma iniciativa multimilionária para identificar tais atividades, afirmando que havia sido encerrada em 2012. Entretanto, o New York Times afirmou na época que tudo continuava na ativa, havendo indícios, com a nova declaração, de que esteja até hoje.

Pentágono reconheceu investimentos milionários em programas de investigação de OVNIs em 2017.Pentágono reconheceu investimentos milionários em programas de investigação de OVNIs em 2017.Fonte:  Reprodução 

Não se trata, necessariamente, de preocupação com extraterrestres, uma vez que o foco principal do departamento é monitorar ameaças vindas de outros países. O programa, gerenciado pelo Gabinete de Inteligência Naval, é responsável pela “coleta de dados e emissão de relatórios sobre OVNIs, seus vínculos com governos estrangeiros adversários e a ameaça que representam para equipamentos e instalações militares dos Estados Unidos.”

A capacidade de espionagem da China e o uso de drones e outras tecnologias aéreas foi o que, supostamente, impulsionou a decisão.

Um passo de cada vez

Mesmo reconhecendo a importância do assunto, senadores ponderam que o compartilhamento e a coordenação entre as comunidades de inteligência anteriores se mostraram inconsistentes. Por isso, exigem um relatório público detalhado do progresso da iniciativa e dos fenômenos observados.

A solicitação de financiamento deve fazer parte das previsões de orçamento para 2021 e tem de passar pela autorização total da câmara. Se aprovada, o Pentágono terá 180 dias para apresentar os documentos solicitados ao Congresso.

Leia também:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.