NASA reúne fotos de observação do Sol em um time-lapse incrível

1 min de leitura
Imagem de: NASA reúne fotos de observação do Sol em um time-lapse incrível
Imagem: NASA/Divulgação

Em 2020, o Solar Dynamics Observatory (SDO) completa 10 anos no espaço, estudando o Sol. Para comemorar, a NASA divulgou, nesta quarta-feira (24), um vídeo em time-lapse que reúne alguns dos principais registros do maior astro do Sistema Solar feitos pela sonda, ao longo do período.

Lançado em 2010, o SDO tem a função de observar o Sol, estudando os processos que afetam a vida na Terra. Ele conta com instrumentos para capturar imagens ininterruptamente. Um deles é o Atmospheric Imaging Assembly (AIA), responsável por registrar uma foto a cada 12 segundos, em 10 comprimentos de onda de luz diferentes.

Até o momento, a sonda reuniu 425 milhões de imagens em alta resolução, em um arquivo de 20 milhões de GB de dados. Toda esta observação permitiu à agência espacial americana realizar inúmeras descobertas sobre a estrela, como a de um novo tipo de explosão magnética, que ajudou a entender os motivos das altas temperaturas na atmosfera solar.

O SDO foi lançado em fevereiro de 2010.O SDO foi lançado em fevereiro de 2010.Fonte:  NASA/Divulgação 

O SDO também está próximo de concluir um ciclo solar inteiro, completado a cada 11 anos. Com isso, ele terá obtido informações de toda a dinâmica de funcionamento da estrela.

Veja o vídeo

O time-lapse do Solar Dynamics Observartory divulgado pela NASA contém fotos tiradas no comprimento de onda de 17,1 nanômetros. De acordo com a agência, esta faixa é a ideal para mostrar a camada atmosférica mais externa do Sol, ou seja, a sua coroa.

A gravação compila uma década de milhões de fotos da estrela em 61 minutos, mostrando o aumento e a diminuição da atividade solar durante o período. Também é possível ver, em alguns momentos do vídeo, eventos astronômicos notáveis, como erupções solares e a passagem de planetas.

Veja o vídeo completo:

A NASA liberou também uma versão ainda mais reduzida do vídeo, resumindo todo o trabalho do SDO em menos de um minuto. Confira:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.