Descoberto monumento do Neolítico vizinho a Stonehenge

1 min de leitura
Imagem de: Descoberto monumento do Neolítico vizinho a Stonehenge
Imagem: Science Mag / Pixabay / Reprodução - https://www.sciencemag.org/news/2020/06/vast-ring-deep-shafts-found-near-stonehenge

Você acredita que mesmo depois de décadas de estudos e levantamentos nos arredores de Stonehenge — o icônico monumento de pedra situado em Wiltshire, na Inglaterra — outra estrutura com milhares de anos foi descoberta no local? Trata-se de um monumento composto com mais de 20 fossos, que se situa ao redor de outro sítio arqueológico da região chamado Durrington Walls, o qual, por sua vez, consiste no antigo assentamento que abrigou os construtores de Stonehenge.

Massivo

Segundo calculou o time de cientistas que fez a descoberta (formado por especialistas de diversas universidades do Reino Unido), o monumento apresenta fossos medindo mais de 10 metros de largura por 5 metros de profundidade. Além disso, essas estruturas formam um imenso círculo, com mais de 2 quilômetros de diâmetro. As análises feitas apontaram que ele foi criado por volta de 4,5 mil anos atrás, mais ou menos na época em que o Durrington Walls foi construído.

Durrington WallsDurrington Walls.Fonte:  The Guardian / Heritage Images / Getty / Reprodução 

Com relação à utilidade dos fossos, como eles circundam o antigo assentamento, os cientistas acreditam que eles serviam para delimitar uma área sagrada ou associada ao monumento de pedras. E como esse conjunto de estruturas passou esse tempo todo despercebido e foi ser descoberto só agora?

Como você pode ter deduzido, depois de milhares de anos, além do acúmulo de sedimentos, a vegetação presente no local acabou “escondendo” completamente os fossos. Tanto que eles foram identificados graças a uma combinação de tecnologias (sensoriamento remoto), aos diferentes métodos de datação, às análises minuciosas de amostras coletadas no sítio arqueológico e à colaboração de cientistas de várias áreas.

Localização dos fossosLocalização dos fossos.Fonte:  Science Alert / Universidade de Saint Andrews 

O anúncio dessa descoberta é apenas o início de muitos estudos que ainda podem ser desenvolvidos, ajudando a desvendar mistérios que envolvem o fascinante círculo de pedras e a responder às questões relacionadas com seus antigos construtores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.