Eclipse solar com 'anel de fogo' acontece domingo; saiba como assistir

1 min de leitura
Imagem de: Eclipse solar com 'anel de fogo' acontece domingo; saiba como assistir
Imagem: Pixabay

Neste domingo (21), acontece o primeiro eclipse solar de 2020. E ele será especial, pois o sol aparecerá como um brilhante anel de fogo no céu. O aguardado fenômeno não poderá ser visto a olho nu no Brasil, mas existe a possibilidade de assisti-lo ao vivo pela internet.

Também chamado de eclipse anular, o evento consiste em um tipo de eclipse parcial, no qual a Lua não consegue cobrir totalmente o Sol, ao passar entre ele e a Terra. Dessa forma, é possível ver as bordas do astro em meio à sombra do satélite natural, formando um deslumbrante anel brilhante de fogo.

Conforme o Space.com, o anel de fogo será visível em várias regiões da Ásia e da África. Quem estiver na Índia, Paquistão, Arábia Saudita, República Democrática do Congo, Etiópia, Omã, Iêmen, Taiwan, Etiópia e Sudão, entre outros países, terá boa visibilidade do fenômeno, assim como no norte da Austrália e na porção norte do Oceano Pacífico.

A observação do eclipse a olho nu não será possível no Brasil.A observação do eclipse a olho nu não será possível no Brasil.Fonte:  Unsplash 

Quem estiver nestes locais poderá observar o eclipse sem o uso de equipamentos especiais, mas tomando algumas precauções com relação à proteção dos olhos, como a utilização de óculos escuros, além de evitar as aglomerações por causa da pandemia do novo coronavírus.

Como assistir ao eclipse solar pela internet

Para quem não está nas regiões onde será possível observar o fenômeno a olho nu, a boa notícia é que há várias opções para assistir ao eclipse anel de fogo pela internet, ao vivo.

Uma das alternativas é a transmissão do Space.com, que começa a partir da 01h, de sábado para domingo. Também haverá a exibição na página do projeto Virtual Telescope, às 02h30. Outra opção é a transmissão do serviço de mapas de fuso horário Time and Date, cuja live está prevista para iniciar às 02h.

Veja nos links abaixo:

Vale lembrar que os horários destas transmissões se referem ao horário de Brasília.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.