SpaceX: foguete que lançou astronautas ao espaço volta à terra firme

1 min de leitura
Imagem de: SpaceX: foguete que lançou astronautas ao espaço volta à terra firme
Imagem: SpaceX

O foguete de primeiro estágio responsável pela missão da SpaceX que levou dois astronautas ao espaço — que teve uma acoplagem bem-sucedida na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) — foi recuperado com sucesso.

Imagens publicadas pela própria empresa mostram o modelo Falcon 9 sendo rebocado para Porto Canaveral, na Flórida, que fica nas proximidades da região do lançamento. Isso significa que o foguete pode passar por uma leve manutenção e ser reutilizado em lançamentos futuros, gerando economia e sustentabilidade. Mas, por enquanto, o dispositivo de segundo estágio não pode ser reaproveitado.

Como parte da missão Demo-2, que marcou o primeiro transporte de astronautas da NASA por uma empresa privada norte-americana, o Falcon 9 lançou o conjunto que inclui a cápsula Crew Dragon. Nove minutos após a decolagem, o foguete pousou verticalmente na plataforma Of Course I Still Love You, que foi batizada em homenagem a uma nave presente no livro The Player of Games, de Iain M. Banks, um dos favoritos de Elon Musk. O CEO e cofundador da SpaceX reagiu com bastante emoção ao sucesso do lançamento.

Ainda não se sabe se a empresa de fato vai reaproveitar a peça ou guardá-la como uma espécie de item de museu, já que o equipamento virou parte de um evento histórico. A missão Demo-2 será finalizada apenas com o retorno da dupla à Terra após o tempo passado na ISS, o que pode levar entre 1 e 4 meses.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.