SpaceX e NASA lançam astronautas ao espaço com sucesso

1 min de leitura
Imagem de: SpaceX e NASA lançam astronautas ao espaço com sucesso
Imagem: SpaceX
Avatar do autor

Equipe TecMundo

A Dragon Crew, cápsula espacial da SpaceX, acaba de decolar de uma base no estado norte-americano da Flórida. Este foi o primeiro lançamento tripulado feito por uma empresa particular na história da exploração espacial. Dois astronautas da NASA, Douglas Hurley e Robert Behnken, estão a bordo seguindo viagem para a Estação Espacial Internacional.

Elon Musk, CEO e fundador da SpaceX, chegou a comentar na manhã de hoje, que havia grandes chances de o lançamento ser cancelado novamente. A primeira tentativa foi realizada na quinta-feira (27), quando mau tempo obrigou a NASA e a empresa de Musk a abortarem a missão.

Momento histórico

O lançamento da SpaceX de hoje (30) foi um momento histórico para as missões tripuladas da NASA. Depois de nove anos enviando seus astronautas ao espaço de "carona" em foguetes russos, a agência espacial americana voltará a realizar voos espaciais com humanos a partir de seu território.

A missão Demo-2 também marca o primeiro lançamento de uma cápsula Crew Dragon, da SpaceX, transportando astronautas, inaugurando o modelo de parceria com a iniciativa privada em missões tripuladas.

Desde que seu programa de ônibus espaciais foi encerrado em 2011, a NASA deixou de desenvolver sozinha suas missões, passando a contar com a ajuda de empresas privadas em voos de carga a partir de 2012.

Missão da SpaceX retoma confiança da NASA

(Fonte: NASA/Divulgação)(Fonte: NASA/Divulgação)Fonte:  NASA/Divulgação 

A confiança faz do voo de hoje um lançamento essencial para os EUA, mesmo com a pandemia causada pelo novo coronavírus que assola o país, segundo o administrador da NASA Jim Bridenstine.

"Nosso país passou por muita coisa. Mas este é um momento único em que todos os Estados Unidos podem ter um momento e olhar para o nosso país fazer algo impressionante novamente", disse Bridenstine durante uma entrevista coletiva realizada no dia 26 deste mês.

Próximas missões da NASA

A missão Demo-2 da SpaceX será um importante teste para o programa Artemis da NASA, que pretende pousar seres humanos no polo sul da Lua em 2024. "Estamos provando um modelo de negócios de parceria público-privada que, em última análise, nos permitirá ir à Lua de forma sustentável", disse Bridenstine.

Mesmo sem a certeza do lançamento de hoje, a NASA já está preparando uma nova missão, chamada Crew-1, com previsão de lançamento no dia 30 de agosto. Mas um novo lançamento só ocorrerá após a Demo-2 completar a missão de teste com segurança.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.