Nave espacial chinesa completa passeio de 3 dias e retorna sã e salva

1 min de leitura
Imagem de: Nave espacial chinesa completa passeio de 3 dias e retorna sã e salva
Imagem: CGTN

Você viu aqui no TecMundo que, na última terça-feira (5), a China lançou, com sucesso, um foguete espacial Longa Marcha 5B e que, com ele, uma cápsula tripulável foi ao espaço para testes. Após quase três dias “passeando” pela órbita, o veículo projetado para futuras missões mais ousadas finalmente retornou a solo terrestre são e salvo.

Apesar de ter carregado somente instrumentos científicos, o sucesso dos testes mostra que o país asiático está cada vez mais próximo de, realmente, levar astronautas ao infinito e além. O site Space divulgou informações de que tal conquista abriria portas para uma lista de 11 missões envolvendo a construção de uma nova estação espacial, segundo declarações oficiais de membros da Administração Espacial Nacional da China.

Um dos especialistas envolvidos nas pesquisas, Dang Rong, atestou as boas condições da cápsula enquanto ela ainda estava em órbita. “Nossa maior preocupação tem a ver com o retorno do equipamento”, afirmou em entrevista. Bem, aparentemente, tudo deu certo.

Como é e o que a cápsula fez?

Movida a energia solar, a nave, ainda sem nome divulgado, executou sete manobras no total para seu retorno, em uma altitude máxima de 8 mil km. Os procedimentos de aterrissagem começaram duas horas antes do pouso em si, pondo à prova componentes importantes, como protetores térmicos, paraquedas e air bags. Em formato cilíndrico, o veículo mede cerca de 9 metros de altura e 4,5 metros de extensão.

A cápsula é revestida de um material leve e resistente, podendo suportar temperaturas superiores a mil graus Celsius. Um painel de comando faz parte do cockpit dos futuros astronautas, sendo que a maior parte dos dispositivos foi inserida entre a camada selada de aço da cabine e o escudo de proteção, o que garante mais espaço à tripulação.

Cápsula tripulável chinesa retorna de sua missão com sucesso.Cápsula tripulável chinesa retorna de sua missão com sucesso.Fonte:  Leonard David's INSIDE OUTER SPACE 

Depois de o veículo chegar à Terra perto das 3 da manhã (horário de Brasília), as equipes já começaram a coletar dados para aprimorar ainda mais a tecnologia, já que uma pequena anomalia envolvendo um compartimento de carga foi detectada.

Quanto a este grande passo, o analista Chen Lam declarou à Al Jazeera: “Agora, podemos afirmar que a China possui capacidade espacial tripulada semelhante à dos Estados Unidos e da Rússia”. É, a corrida está apenas começando.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.