Menu

Explore por temas!

Bookmarks

Salve suas notícias e leia quando quiser.

Ciência para meninas: USP oferece curso para alunas do ensino básico

1 min de leitura
Imagem de: Ciência para meninas: USP oferece curso para alunas do ensino básico
Avatar do autor

Por Reinaldo Zaruvni

via nexperts

A Universidade de São Paulo (USP), por meio do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), lançou um projeto voltado a alunas do ensino básico. É o Astrominas, que trará cinco semanas de atividades online com início em 30 de maio.

Estudantes do 9º ano do ensino fundamental e dos dois primeiros anos do ensino médio poderão realizar suas inscrições a partir desta segunda-feira (04/05). Durante o evento, contarão com aulas, experimentos, murais, palestras, conversas com cientistas convidadas e orientação das chamadas “fadas madrinhas”, cientistas que compartilharão suas experiências em diversas áreas de atuação, especialmente as ciências naturais e exatas, mostrando que mulheres podem e devem seguir carreiras em qualquer área do conhecimento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A participação será confirmada por meio de sorteio, e as contempladas com a oportunidade terão contato com temas como Astronomia, Matemática, Física, Geociência e Astrobiologia. Ao final, todas receberão um certificado.

O Time Astrominas é composto por cientistas em diferentes momentos acadêmicos.O Time Astrominas é composto por cientistas em diferentes momentos acadêmicos.Fonte:  Astrominas 

Lugar de mulher é onde ela quiser

Daniele Honorato, uma das organizadoras do projeto, explica a importância de algo do tipo: “A ciência apresentada nas escolas é quase que exclusivamente representada por nomes masculinos. Além disso, todo o processo histórico contribuiu para que os nomes femininos fossem invisibilizados. Sendo assim, é fundamental construir a imagem da ciência de uma forma mais feminina”.

“Ainda há uma grande disparidade entre homens e mulheres nas áreas das ciências exatas. Mesmo que muitas grandes descobertas nessas carreiras tenham sido feitas por mulheres, não conseguimos nomear mais de cinco cientistas mulheres de cabeça!”, complementa Marina Izabela, também organizadora.

Para saber mais sobre a iniciativa, conhecer as convidadas e realizar a inscrição, basta visitar o site oficial do Astrominas 2020 clicando aqui. Serão abertas 400 vagas, sendo que as atividades exigirão cerca de uma hora de dedicação por dia. Depois, é só se inspirar com a história de pesquisadoras em diferentes momentos acadêmicos e começar a própria trajetória. Confira a programação:

Programação completa da iniciativa.Programação completa da iniciativa.Fonte:  Astrominas 

Cupons de desconto TecMundo:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Categorias


Comentários

Conteúdo disponível somente online
Ciência para meninas: USP oferece curso para alunas do ensino básico