Qual foi o lugar mais perigoso da Terra na História?

2 min de leitura
Imagem de: Qual foi o lugar mais perigoso da Terra na História?
Imagem: Pinterest

Existem locais nos quais é preciso ter cautela, seja por mistérios não resolvidos ou pela presença de espécies de arrepiar os cabelos. Agora, quem se arrisca a dizer qual foi o lugar mais perigoso da Terra na História? Bem, cientistas trouxeram um palpite para essa questão ao periódico ZooKeys, que, claro, pode nem chegar perto do que podemos descobrir em estudos futuros, mas que ainda assim é assustador: o Saara de 100 milhões de anos atrás.

Para chegar a essa conclusão, cientistas fizeram a maior revisão dos últimos 100 anos de fósseis de vertebrados, e os todos presentes no resultado vieram de formações rochosas cretáceas do Sudeste do Marrocos, conhecidas como Grupo Kem Kem. Com idade entre 66 milhões e 145 milhões de anos, de acordo com o autor principal, Dr. Nizar Ibrahim, as amostras permitem criar um panorama da era dos dinossauros africana.

Falando do Saara, especificamente, e do quanto ele era perigoso naquele período, a área continha um vasto sistema fluvial, lar de diversas espécies aquáticas e terrestres. A partir dos fósseis analisados, os cientistas verificaram que um dos maiores dinossauros predadores da época passeava pela área: o carcarodontossauro – um "bichinho" de 8 metros de comprimento com dentes serrilhados de 20 centímetros em sua poderosa mandíbula. Esse não era o único exemplar.

CarcarodontossauroCarcarodontossauro.Fonte:  Flickr 

Não adianta correr nem se esconder

Outro dinossauro com o qual você não iria querer topar caminhando pelo Saara naquele tempo era o deltadromeu, um tipo de raptor com membros posteriores longos e extraordinariamente delicados para seu tamanho. Ele corria bem mais que as presas, em alta velocidade, mas com elegância. Não vamos nos esquecer também de parentes distantes dos crocodilos e da presença de pterossauros (isso, aqueles dinossauros que voavam!).

“O lugar estava cheio de peixes incrivelmente enormes, incluindo celacantos, provavelmente 4 ou 5 vezes maiores que os atuais, e o onchopristis, um tipo gigante de peixe-serra com dentes semelhantes a adagas farpadas, mas lindamente brilhantes”, afirma David Martill, coautor do estudo. Celacantos atuais podem atingir mais de 1,5 m de comprimento e pesar cerca de 45 quilos. É claro que o banquete farto atraía diversos predadores.

CelacantoCelacanto.Fonte:  Wikipedia 

“Este foi sem sombra de dúvida o lugar mais perigoso da história do planeta. Um viajante do tempo certamente não duraria muito tempo nele”, diz Ibrahim. Martill finaliza: “O nosso trabalho é o mais abrangente sobre vertebrados do Saara em quase 1 século, desde que o famoso paleontologista alemão Ernst Freiherr Stromer von Reichenbach publicou seu maior estudo, em 1936”. Quem te viu e quem te vê, hein, Saara?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.