Quase 3 mil infectados: Brasil 1 mês após 1° caso de coronavírus

2 min de leitura
Imagem de: Quase 3 mil infectados: Brasil 1 mês após 1° caso de coronavírus
Imagem: CNN

Em 26 de fevereiro, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de covid-19 no país, registrado na cidade de São Paulo (SP); desde então, o Brasil tem tomado medidas de segurança para controlar o número de transmissões. Um mês depois da primeira confirmação, 2.915 pessoas já foram infectadas e 77 morreram, configurando taxa de mortalidade de 2,6%.

O primeiro foco mundial da doença surgiu em Wuhan, na China. Em 31 de dezembro, o país notificou a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o novo coronavírus. Cerca de 20 dias depois, o governo isolou a cidade; na sequência, 40 milhões de cidadãos chineses entraram em quarentena.

Registros entre 22/01 e 25/03Registros entre 22 de fevereiro e 25 de marçoFonte:  Universidade de John Hopkins 

Em 30 de janeiro, com as fronteiras fechadas, a China divulgou que havia registrado 9.802 casos confirmados e taxa de mortalidade de 2,2%, contabilizando 213 mortes.

A Coreia do Sul registrou o primeiro caso de covid-19 em 20 de janeiro. Entre essa confirmação e 2 de fevereiro, o governo implementou diversas medidas de segurança, como isolar pessoas que viessem de Wuhan, fazer testes em massa, incentivar o home office e adiar o início do ano letivo. Um mês após o primeiro caso confirmado, a Coreia do Sul contabilizava 104 contaminações e apenas 1 morte.

Nos Estados Unidos, a primeira contaminação foi registrada em 22 de janeiro. Assim que o resultado saiu, o governo decidiu isolar repatriados de Wuhan e tripulantes de um cruzeiro vindo do Japão. Um mês depois, os EUA tinham apenas 15 casos confirmados e nenhuma morte.

Registros entre 22/01 e 25/03Registros entre 22 de janeiro e 25 de março
Fonte:  Universidade de John Hopkins 

A Itália foi o país que mais demorou para registrar seu primeiro caso de covid-19, divulgando a confirmação apenas em 31 de janeiro — dia em que, inclusive, todos os voos com origem da ou destino à China foram suspensos. O epicentro da doença no país aconteceu na região de Lombardia que, após 20 dias e a primeira morte registrada, recebeu toque de recolher, medida que afetou 50 mil pessoas. Um mês após o primeiro caso, a Itália tinha 1.694 contaminações e 29 mortes.

Esses números demonstram que o Brasil perde apenas para a China no número de casos confirmados durante o primeiro mês de contágio. No entanto, vale destacar que esses dados não refletem o cenário nacional com total precisão, visto que não são todos os contaminados que devem ou podem fazer os testes necessários para que sejam devidamente contabilizados pelo Ministério da Saúde em números oficiais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.