Governos saberão se pessoas desobedecem quarentena em tempo real

1 min de leitura
Imagem de: Governos saberão se pessoas desobedecem quarentena em tempo real
Imagem: https://pixabay.com/photos/panorama-miami-florida-water-usa-2117310/

A startup pernambucana In Loco vai ajudar governos estaduais e municipais a combater a disseminação do coronavírus, fornecendo a eles dados sobre o deslocamento de pessoas pelas cidades. Por enquanto, a primeira parceria foi fechada com a prefeitura de Recife.

Em entrevista para o Mobile Time, André Ferraz, fundador e CEO da In Loco, explicou como essa iniciativa vai funcionar.

Dados em tempo quase real

Segundo Ferraz, o diferencial da In Loco em relação a outras tecnologias de localização, como o GPS e a telefonia celular, é a precisão: característica que fez com que a empresa tivesse maior visibilidade em tempos onde controlar a localização dos cidadãos surge como medida urgente a fim de evitar catástrofes sanitárias com a observada na Itália.

A In Loco consegue detectar se uma pessoa saiu de casa quase em tempo real. Essa tecnologia permite gerar métricas que determinam se as pessoas estão saindo de casa e permanecendo em seus bairros, assim como se elas estão se deslocando para outras regiões da cidade.

Aglomeração de pessoas na Thailândia. (Fonte: Unsplash/Robert Norton/Reprodução)Aglomeração de pessoas na Thailândia. (Fonte: Unsplash/Robert Norton/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

Com base nesses dados, as prefeituras poderão criar índices sobre como os cidadãos estão, ou não, desobedecendo o decreto de isolamento social, tanto por bairros quanto por partes de um único bairro.

Parcerias em quase todo o Brasil

Nos últimos dias, a In Loco já foi contatada por cidades em quase todos os estados brasileiros. O número de solicitações de parcerias foi tanto que a companhia parou de contabilizá-los.

Novas métricas a caminho, e em tempo real

Ferraz disse que o momento requer investimentos em mais tecnologia. Por isso, a empresa já está trabalhando em novas métricas, que poderão ajudar os profissionais de saúde a alocar pacientes de forma mais eficiente, por meio do monitoramento da lotação dos hospitais.

Outra possibilidade será o monitoramento de aglomerações. Será possível detectá-las e agir para dispersar as pessoas, evitando novos focos de contágio. Além disso, ainda será possível recomendar os estabelecimentos menos cheios e mais próximos dos cidadãos que precisarem ir ao supermercado ou à farmácia.

Essas novas métricas devem ficar prontas nas próximas semanas e meses, e todos os serviços deverão ser disponibilizados aos governos de forma gratuita, já que serão financiados pela iniciativa privada.

Adicionalmente, a In Loco se comprometeu a preservar a privacidade dos cidadãos, uma vez que suas localizações não são atribuídas às suas identidades.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.