Coronavírus causa maior queda na demanda de petróleo da história

1 min de leitura
Imagem de: Coronavírus causa maior queda na demanda de petróleo da história

De acordo com uma pesquisa da empresa de dados financeiros, IHS Markit, com sede em Londres, o primeiro trimestre de 2020 registrou o período com a maior queda na demanda mundial de petróleo da história. A razão da crise é o surto do Coronavírus, que está impactando em cheio a economia da China, maior importador de petróleo e gás do planeta.

80% menos viagens comerciais

Para conter a disseminação do Covid-19, a China tem decretado quarentenas e paralizações generalizadas, que têm mantido pessoas e mercadorias fora de circulação no país. Segundo a IHS Markit, as viagens comerciais de passageiros por estrada, trem, ar e água caíram 80% em fevereiro, em comparação com o mesmo mês no ano passado. Essa estratégia reduziu a necessidade de abastecer todo tipo de veículo, de motocicletas a aviões.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: Pixabay/Reprodução

Menos 3,8 milhões de barris por dia

A demanda de petróleo no primeiro trimestre de 2020 foi tão ruim, que, mesmo que haja uma recuperação no segundo semestre do ano, ainda assim o mundo terá consumido menos combustíveis que em 2019. O período registrou uma demanda de 3,8 milhões de barris de petróleo por dia a menos que no ano anterior.

Embora a China seja o país mais afetado, regiões da Europa, Japão, Coreia do Sul, Oriente Médio e América do Norte também estão sendo impactadas.

A qualidade do ar melhorou

Na China, a única boa notícia é que toda essa diminuição no tráfego do ar, estradas e água, resultou em uma melhor qualidade do ar, devido à redução das emissões de carbono.

O Coronavírus no Brasil e no mundo

Até a tarde desta sexta-feira (06), o Covid-19 já infectou 101.490 pessoas em todo mo mundo. Destas, 3.460 morreram. No Brasil, já são 13 casos confirmados de infecção (um na Bahia, 10 em São Paulo, um no Espírito Santo e outro no Rio de Janeiro), com nenhuma morte até aqui.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.