Saiba como limpar seu celular e se proteger contra o Coronavírus

2 min de leitura
Imagem de: Saiba como limpar seu celular e se proteger contra o Coronavírus

Com o surto do Coronavírus, as autoridades de saúde têm recomendado aos cidadãos lavar as mãos várias vezes ao dia, proteger as vias respiratórias e evitar tocar o rosto, a fim de minimizar o risco de infecção. Além disso, desinfectar objetos que ficam em contato com a mãos o dia todo, como smartphones, tablets, teclados de PC e mouses, pode funcionar como uma barreira extra contra vírus e bactérias de todo tipo, incluindo o Covid-19.

Como limpar seus dispositivos da melhor forma possível

Limpar dispositivos eletrônicos requer cuidado, pois eles possuem peças sensíveis a substâncias abrasivas e o contato com a água pode danificá-los. Siga as dicas abaixo para limpar seus equipamentos da forma apropriada.

Tablets e smartphones

Antes de começar a limpeza, desligue seu tablet ou smartphone, e desconecte qualquer tipo de acessório. É recomendado que você use uma flanela limpa e macia, a fim de não arranhar a tela. Adicionalmente, você pode usar uma mistura de água morna e detergente neutro, para umedecer a flanela.

Fonte: Pixabay/Reprodução

A mistura tem que ser fraca o suficiente para não fazer espuma. Tenha em mente que, se usado em excesso, o detergente pode destruir a camada oleofóbica da tela, que impede que ela fique cheia de marcas de digitais.

Use a flanela úmida e não molhada. Evite passá-la muito perto das conexões e tenha uma outra flanela limpa e seca à disposição, para secar o dispositivo imediatamente após a limpeza.

Lenços de limpeza indicados para smartphones são permitidos, desde que você se certifique que eles não interferem na oleofobicidade da tela.

Teclados e mouses

Teclados e mouses são mais resistentes que smartphones. Aqui, vale a pena usar uma lata de ar-comprimido para expulsar a poeira acumulada entre as frestas das teclas. Você também pode usar um pincel pequeno para passar entre as teclas enquanto usa um aspirador de pó para sugar a sujeira.

Fonte: PCnet Geral/Reprodução

Tenha cuidado com produtos de limpeza. Eles podem remover a tinta de seus periféricos ou manchar o acabamento. O ideal é usar uma flanela umedecida em água morna e detergente neutro, como vimos anteriormente.

Você também pode usar uma solução de água com álcool isopropílico para limpar teclados, mouses e notebooks inteiros. A flanela precisa estar apenas úmida (quase seca).

Há também uma espécie de gel viscoso para limpar teclados e mouses que pode ser bastante útil.

Higienizar seus dispositivos uma vez por semana, após frequentar locais de grande concentração de pessoas ou após eles terem sido usados por terceiros é de grande importância para evitar a infecção pelo coronavírus e outras doenças.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.