Navio desaparecido há 95 anos no Triângulo das Bermudas é encontrado

1 min de leitura
Imagem de: Navio desaparecido há 95 anos no Triângulo das Bermudas é encontrado

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente em 1925 na região do Triângulo das Bermudas foram encontrados na costa da Flórida, nos Estados Unidos, por uma equipe de biólogos marinhos e pesquisadores liderados por Michael Barnette.

Navio cargueiro que levava mais de 2,3 toneladas de carvão, o SS Cotopaxi partiu de Charleston, nos Estados Unidos, no dia 29 de novembro de 1925, em direção a Havana (Cuba), contando com uma tripulação de 32 pessoas a bordo, mas nunca chegou ao destino.

Ele desapareceu por volta do dia 1º de dezembro daquele ano, quando enviou um pedido de socorro com a sua posição que foi captado em Jacksonville, na Flórida, dando indícios de um naufrágio. Dali em diante, nunca mais se teve notícias da embarcação, cujo desaparecimento foi oficialmente informado no último dia do ano de 1925.

O SS Cotopaxi desapareceu em dezembro de 1925. (Fonte: Science Channel/Reprodução)

O sumiço do SS Cotopaxi se deu em uma área que ficou famosa por ser palco de diversos desaparecimentos de navios, aviões e barcos cargueiros, gerando inúmeras teorias. E como nunca havia sido encontrado nada dele, o mistério só aumentou com o passar dos anos.

Como se deu a descoberta

Responsável por chefiar a equipe de buscas, o explorador subaquático Michael Barnette iniciou o trabalho pesquisando um naufrágio encontrado há cerca de 35 anos, nas proximidades de St. Augustine, na Flórida, que ficou conhecido como Bear Wreck.

Após analisar o histórico deste caso, Barnette reuniu evidências e fez uma nova inspeção na área, com mergulhadores e um drone subaquático, recolhendo vários itens dos destroços. Com a ajuda de arqueólogos marítimos e outros especialistas, ele chegou à conclusão de que o naufrágio Bear Wreck era, na verdade, o naufrágio do SS Cotopaxi.

Todo o trabalho da equipe em busca do navio desaparecido será mostrado na série Shipwreck Secrets, que estreia dia 9 de fevereiro nos Estados Unidos, com exibição no Science Channel.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.