Cientistas recriaram a voz de uma múmia de 3 mil anos; confira

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas recriaram a voz de uma múmia de 3 mil anos; confira

Um grupo de cientistas conseguiu recriar a voz de uma múmia egípcia de 3.000 anos. O estudo publicado nesta quinta-feira (23) na revista Scientific Reports demonstrou que os mortos, afinal, podem falar.

Para recuperar a voz de Nesyamun, a múmia em questão, os cientistas fizeram uma tomografia computadorizada no corpo. Isso permitiu que eles criassem um modelo de trato vocal em 3D.

São as diferenças no trato vocal e no formato do espaço que vai da laringe à cavidade nasal que produzem as características da voz de cada pessoa.

Moldes 3D do trato vocal de Nesyamun (Fonte: Scientific Reports/Divulgação)

Você pode ouvir à "voz da múmia" aqui neste link!

Após essa etapa, os cientistas fizeram o mesmo com as vias aéreas da múmia e conectaram ambos moldes a uma laringe eletrônica — que funciona como uma espécie de fonte para vozes artificiais.Apesar de breve, o áudio gerado pelo estudo representa uma amostra de como Nesyamun falava há 3000 mil anos.

Com base nas inscrições do caixão desta múmia e objetos que foram enterrados com ela, os pesquisadores acreditam que Nesyamun  era um sacerdote e escriba no Egito. O que achou desse estudo? Dê sua opinião nos comentários!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.