Estados Unidos tem sua primeira eleição online da história

1 min de leitura
Imagem de: Estados Unidos tem sua primeira eleição online da história

Aproximadamente 1,2 milhão de eleitores podem votar no conselho de supervisores do condado de King, no estado de Washington, por meio de seus smartphones. Esta é a primeira eleição online da história dos Estados Unidos. A votação já foi liberada e será encerrada no dia 11 de fevereiro. O condado de King abrange a grande Seattle, maior cidade da região.

Como será as eleições em King

Para votar, os eleitores terão que acessar o site oficial eleição, inserir seus nomes e datas de nascimento, fazer suas seleções e verificar suas cédulas assinando seus nomes na tela do smartphone. Como no estado de Washington o voto é realizado por email, a validação dos votos nesta eleição online ocorrerá de forma semelhante, já que as assinaturas dos eleitores serão conferidas por seres humanos.

Fonte: Cloud Vote/Reprodução

As autoridades do condado esperam que as eleições online facilitem o aumento da participação dos eleitores. Historicamente, apenas 1% deles costuma votar para o conselho de supervisores.

Alguns eleitores poderão ter problemas para assinar seus nomes na tela de um celular. De fato, não será uma tarefa fácil comparar assinaturas em telas touch screen com as feitas em documentos de identificação, e isso pode gerar preocupação com fraudes.

Ameaça hacker

Para os americanos, a maior preocupação com eleições online, no entanto, é a segurança com relação aos ataques hacker. Não adiantaria aumentar a participação dos eleitores, se os votos correm o risco de ser manipulados.

O Senado tem recomendado aos estados que não adotem eleições online. Os órgãos competentes já admitiram que as eleições presidenciais de 2016 sofreram ataques de hackers russos em sua infraestrutura. A previsão é de que esses ataques sejam ainda maiores nas próximas eleições presidenciais de 2020.

Enquanto isso, a Democracy Live, empresa que está fornecendo a tecnologia para as eleições online de King, juntamente com a Tusk Philanthropies, organização sem fins lucrativos especializada em votação móvel, que está financiando o projeto, garantem que a estrutura é segura. Os dados finais desta eleição serão usados para comprovar a afirmativa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.