Invasão ou nova espécie? Seres das profundezas aparecem em águas rasas

1 min de leitura
Imagem de: Invasão ou nova espécie? Seres das profundezas aparecem em águas rasas

Animais marinhos que normalmente são encontrados a cerca de 3 quilômetros de profundidade foram observados entre 100 e 150 metros da superfície, surpreendendo especialistas que não descobriram ainda se as criaturas consistem em uma nova espécie, se os seres das profundezas resolveram se aventurar em águas mais rasas – ou se estão planejando uma invasão.

Criatura estranha

De acordo com Bonnie Burton, do site C|Net, os bichos em questão – que você pode ver na sequência abaixo – são animais conhecidos como Sifonóforos Bentônicos e são “parentes” das águas-vivas e dos corais. Eles foram observados no leito oceânico do Parque Marinho Kimberley, na costa da Austrália Ocidental, intrigando os cientistas que os descobriram por lá, uma vez que essas criaturas geralmente habitam regiões muito mais profundas dos oceanos e, portanto, raramente são vistas.

Os sifonóforos bentônicos recebem esse nome justamente por formarem suas colônias na Zona Bentônica – ou seja, no leito oceânico – e, assim como ocorre com outros animais que habitam a mesma região, as criaturas ficam boa parte do tempo ancoradas no lodo do fundo do mar. E você reparou que os bichos do vídeo parecem ser dotados de espécies de tentáculos? Segundo Bonnie, os sifonóforos usam o movimento e a luz refletida por essas estruturas para atrair suas presas e as empregam como se fossem teias de aranha para capturar seu próximo lanchinho.

(Fonte: Reefs.com / Reprodução)

De acordo com especialistas que viram as imagens, pode ser que os animais pertençam ao gênero Archangelopsis, mas, como esta é a primeira vez que sifonóforos bentônicos são observados na Austrália, é bem provável que se trate de uma nova espécie. Contudo, para confirmar a suspeita, os cientistas terão que capturar alguns exemplares e examiná-los, coitados!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.