Astronauta Christina Koch é a nova recordista feminina no espaço

1 min de leitura
Imagem de: Astronauta Christina Koch é a nova recordista feminina no espaço

A astronauta Christina Koch se tornou a mulher a passar mais tempo no espaço, quebrando o recorde anterior que pertencia à ex-comandante da Estação Espacial Internacional Peggy Whitson. A marca de 289 dias corridos em órbita foi alcançada no último sábado (28), de acordo com a NASA.

Presente na Estação Espacial desde o dia 14 de março, ela ficaria por lá durante seis meses, mas o prazo foi alterado e agora o seu retorno ao planeta deve acontecer em 6 de fevereiro de 2020, quando completará a marca de 328 dias fora da Terra.

Durante a sua estadia na ISS, a astronauta participa de uma série de estudos, como a verificação dos efeitos das viagens espaciais longas no corpo humano, além de ter diversas outras funções, da mesma forma que os demais tripulantes.

A astronauta em ação na Estação Espacial. (Fonte: Twitter/ISS Research)

Atualmente com 40 anos de idade, ela é formada em Física pela Universidade Estadual da Carolina do Norte (EUA) e tem mestrado em Engenharia Elétrica, realizado na mesma instituição de ensino. Selecionada para o curso de astronauta da NASA em 2013, ela concluiu a formação dois anos depois.

Ir à Lua é o próximo desejo

O recorde de voo espacial mais longo de uma mulher não foi o primeiro grande feito de Christina Koch na NASA. No último dia 18 de outubro, ela e a astronauta Jessica Meir realizaram a primeira caminhada espacial 100% feminina.

Foram mais de sete horas fora da Estação, para trocar uma peça do sistema de controle de energia da estrutura. Há ainda mais duas caminhadas previstas para a dupla, em janeiro, com o objetivo de instalar novas baterias para os painéis solares.

E se você pensa que a história dela no espaço vai parar por aí está enganado. Ela é uma das 12 candidatas pré-selecionadas para participar da Missão Artemis, em 2024, podendo se tornar a primeira mulher a pisar na Lua.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.