Projeto DNA do Brasil fará sequenciamento genômico da população

1 min de leitura
Imagem de: Projeto DNA do Brasil fará sequenciamento genômico da população

O Projeto DNA do Brasil foi apreentado nessa terça-feira (10) em São Paulo, com o objetivo de decodificar as informações genéticas dos brasileiros e colocar o país no Mapa Mundial do Estudo Genético das Populações. A iniciativa, lançada pela Universidade de São Paulo (USP), tem como parceiros a empresa de medicina diagnóstica Dasa e a Google.

Segundo a coordenadora da pesquisa Lygia da Veiga Pereira, o projeto vai gerar informações que impactam diretamente na saúde da população, podendo ajudar no tratamento de diversas doenças, pois a genômica é uma ferramenta importante para diagnosticar síndromes raras e determinar se uma pessoa tem maior risco de desenvolver uma doença, como o câncer, por exemplo.

Atualmente, menos de 0,5% das pesquisas mundiais abrangem a população brasileira. Desta forma, é preciso utilizar dados de populações bem diferentes das nossas, como a europeia e a norte-americana, conforme a professora da USP.

As primeiras 3 mil amostras já têm sequenciamento garantido. (Fonte: Pixabay)

E para mudar este quadro, o DNA do Brasil fará o sequenciamento genômico de aproximadamente 15 mil voluntários, com idade entre 35 e 74 anos, de seis estados, que já participam do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto desde 2008. O sequenciamento das primeiras 3 mil amostras está garantido, enquanto as outras 12 mil dependem da captação de novos recursos.

Como se dará a participação da Google

A Gigante de Mountain View fornecerá o serviço de armazenamento na nuvem para todos os dados da pesquisa, por meio do Google Cloud, oferecendo o uso de ferramentas de machine learning e analytics para as análises e cruzamento de informações em larga escala e com alto nível de segurança.

O uso do armazenamento na nuvem da Google também possibilitará uma redução de custo de aproximadamente 90% em comparação ao uso de infraestrutura própria de data center do Projeto DNA do Brasil.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.