Avião ‘barrigudo’ da NASA leva cápsula Orion para testes nos EUA

1 min de leitura
Imagem de: Avião ‘barrigudo’ da NASA leva cápsula Orion para testes nos EUA

Na última segunda-feira (25), o avião cargueiro Super Guppy da NASA transportou a cápsula Orion para testes preliminares à missão lunar Artemis 1. O veículo partiu do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, para a Estação Plum Book, no estado de Ohio, onde mais de 1,5 mil pessoas aguardavam a sua chegada. O modelo, desenvolvido para transportar equipamentos de grande porte, chamou a atenção, devido a seu design excêntrico, que exibe uma espécie de “barriga” na parte superior.

“Embora existam outras aeronaves capazes de suportar mais peso que o Super Guppy, muito poucas chegam perto de suas dimensões internas”, afirmou a NASA. O avião foi comprado pela agência espacial norte-americana em 1997, em substituição a outro modelo idêntico, que integrou sua frota por mais de três décadas.

Parte frontal do Super Guppy é aberta para retirada da sonda Orion. (Fonte: NASA/Divulgação)

Próximos passos

Após a entrega, a cápsula Orion será submetida a avaliações térmicas, similares às condições climáticas espaciais. Ela “estará sujeita a temperaturas extremas, variando de -250 a 300 graus Fahrenheit (cerca de – 121,1°C e 149° C), para replicar os voos dentro e fora da luz solar e sombra no espaço”, disse a NASA.

Depois, será submetida a testes de compatibilidade eletromagnética por 14 dias. Isso “garantirá que os componentes eletrônicos da espaçonave funcionem corretamente quando operados ao mesmo tempo”, completou a agência.

Com o encerramento dessa etapa, a sonda retornará ao Centro Espacial Kennedy, para iniciar integrações com o foguete Space Launch System, que será usado na futura missão lunar norte-americana.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.