Pele artificial recria contato físico em realidade virtual

1 min de leitura
Imagem de: Pele artificial recria contato físico em realidade virtual

Um grupo de cientistas da Universidade Northwestern está trabalhando no desenvolvimento de uma "pele artificial" que permite recriar contato físico em realidade virtual. Com a tecnologia, é possível dar abraços e realizar outras interações em ambientes digitais. Em tese, é algo parecido com o que vemos no filme Jogador N° 1, de Steven Spielberg.

O tecido é feito de um material especial flexível que pode ser colocado no corpo e gera vibrações na pele para simular reações táteis. O dispositivo que está sendo testado atualmente tem cerca de seis polegadas, funciona sem fio e possui 32 sensores para recriar o toque de forma digital.

(Fonte: Nortwestern University/Reprodução)

"Estamos expandindo os limites e capacidades da realidade virtual e aumentada", comentou Yonggang Huang, co-autor do estudo, para o Daily Mail. "Em comparação aos olhos e os ouvidos, a pele é uma interface sensorial relativamente pouco explorada e que pode melhorar significativamente as experiências."

Evolução para próteses

Além de gerar grandes avanços para a realidade virtual, a novidade também promete trazer evoluções no campo da medicina. Os criadores da pele artifical também indicam que o sistema pode ser utilizado para ajudar pessoas que utilizam próteses a ter sensações táteis. Como o material é flexível, a tecnologia se adapta ao formato da parte do corpo e garante um reconhecimento mais preciso na hora da simulação.

(Fonte: Nortwestern University/Reprodução)

"A sensação de toque é muito importante", disse o pesquisador Christof Lutteroth, explicando que o retorno tátil pode ser útil até mesmo em situações cotidianas, como abrir uma porta no frio ou manipular objetos quentes. Os pesquisadores pretendem, inclusive, trazer simulação de temperatura para a pele artificial, o que deixará a tecnologia ainda mais imersiva e, consequentemente, próxima da realidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.