Menu

Explore por temas!

Bookmarks

Salve suas notícias e leia quando quiser.

Imagem de: Loon vai levar internet via balões para região amazônica do Peru
Avatar do autor

Por Nilton Kleina

via nexperts

@niltonkleina

1 min de leitura

Loon vai levar internet via balões para região amazônica do Peru

A Loon, empresa que usa balões para levar internet a locais remotos ou de difícil implementação de equipamentos de telecomunicação, anunciou a expansão de seus serviços na América Latina. O próximo local que receberá os balões da companhia é a região amazônica que pertence ao Peru.

O anúncio aconteceu nesta quinta-feira (21), em uma parceria entre a Loon — que é da Alphabet, a mesma donda Google — e a Internet Para Todos Perú (IpT), uma organização focada em infraestrutura mobile rural. A expectativa é que os consumidores locais tenham acesso ao serviço pela operadora Telefónica a partir de 2020.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A região contemplada se chama Loreto, sendo Iquitos a cidade mais importante das redondezas. Segundo a Loon, o alcance do sinal no local é cem vezes menor do que em Lima, a capital nacional. Além disso, cerca de um quarto da população a ser contemplada não tem acesso a 3G ou qualquer serviço telefônico para dispositivos móveis.

Fonte da imagem: Reprodução/Loon

Aproximadamente 200 mil pessoas vão receber sinal de 4G garantido pela Loon. A tecnologia coloca os balões a 20 km acima do nível do mar, como se fossem torres de sinal conectadas entre si e com uma grande cobertura.

Esse será o primeiro projeto da companhia na América Latina para uso não-emergencial e sustentável, ou seja, aplicado somente para garantir conexão para a população, sem depender de um desastre natural para agir. Ainda em 2019, ele chegou a atuar no próprio Peru para ajudar vítimas de um terremoto a conseguirem comunicação.

Cupons de desconto TecMundo:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Fontes

Loon

Categorias

Ciência Invenção Tecnologia Internet Alphabet

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Loon vai levar internet via balões para região amazônica do Peru