Startup financiada por Bill Gates quer aprimorar energia solar com IA

1 min de leitura
Imagem de: Startup financiada por Bill Gates quer aprimorar energia solar com IA

Financiados por Bill Gates e outra série de investidores interessados, a Heliogen, startup composta por cientistas e engenheiros do MIT, Caltech e outras instituições renomadas, pretende mudar o cenário de produção de energia elétrica com inteligência artificial.

O projeto, contudo, é um pouco diferente do que conhecemos como energia solar. Neste caso, os raios solares captados pelos painéis são direcionados a sais que precisam ser fundidos e que geram vapor, assim, movendo turbinas e resultando em energia elétrica.

Entretanto, essa ideia é pouco prática — apesar de barata. Afinal, o ponto de fusão desses sais se encontra próximo dos 600 °C — e é aí que a Heliogen entra com a inteligência artificial.

A forma de funcionamento do projeto ainda é um segredo da startup. O que podemos deduzir é que visão computacional permite que a IA se responsabilize pela adaptação da posição dos painéis solares para a criação de um foco de calor mais preciso, portanto, mais eficiente.

A Heliogen acredita que seu modelo de produção de calor chega aos 1.000 °C, mais do que o suficiente para a geração de energia. A Startup afirma que o calor gerado pode atender a necessidade de outras atividades, como a manipulação de ferro e cimento.

Plano ambicioso

A ideia da Heliogen é expandir sua ideia e seu mercado para diversos setores, incluindo o automotivo e aeroespacial. A companhia promove sua tecnologia em tom de urgência e de forma convidativa para mais investidores. Defendendo a criação de um planeta mais limpo e sustentável.

Se mais investidores comprarem a ideia, a Heliogen pode mudar o cenário de produção de energia em todo o mundo e aumentar nossas chances de dispensar combustíveis fósseis mais rapidamente.

Vale manter um olho sobre a Heliogen para os próximos anos. Quem sabe sua ideia não aparece no Brasil?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.