Agência chinesa revela imagem da nave que explorará Marte em 2020

1 min de leitura
Imagem de: Agência chinesa revela imagem da nave que explorará Marte em 2020

A Agência Espacial Chinesa mostrou ao mundo a primeira foto da sua nave que será lançada com destino a Marte em 2020, em uma viagem com previsão de duração de sete meses. A missão, em fase final de desenvolvimento, terá três importantes tarefas a cumprir, entre as quais examinar a atmosfera marciana.

Na imagem divulgada pelo site CGTN não é possível ver maiores detalhes, apenas a nave em uma espécie de casulo. Mas autoridades locais já informaram que a missão engloba um rover para exploração do solo e uma sonda orbital, além do módulo de pouso.

A missão chinesa está em fase final de preparação para o lançamento. (Fonte: CGTN/Reprodução)

Segundo Ye Jianpei, cientista que coordena o departamento de exploração do espaço profundo da instituição, a missão está indo bem e, se tudo ocorrer dentro do previsto, o lançamento acontecerá no próximo ano, com o pouso no Planeta Vermelho programado para antes de 2021.

Um foguete Long March 5 deve ser o responsável por enviar o conjunto rumo ao espaço, levando-o à órbita geossíncrona da Terra, aproveitando a janela de lançamento favorável devido ao evento cósmico conhecido como oposição de Marte, que ocorre a cada 26 meses, permitindo ao equipamento percorrer uma menor distância e gastar menos combustível.

Objetivos da missão chinesa em Marte

Além de examinar a atmosfera marciana, a nave chinesa também objetiva investigar a paisagem do planeta e as suas características magnéticas e geológicas, fornecendo novas pistas para entender melhor a origem e a evolução de Marte e do sistema solar.

Caso ela obtenha sucesso, será a primeira vez que uma missão espacial terá realizado estas três tarefas com êxito em uma mesma viagem de exploração.

O vídeo abaixo mostra mais detalhes sobre o lançamento, a viagem, o pouso e os objetivos chineses. Veja:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.