Europa lançará satélites com inteligência artificial na órbita da Terra

1 min de leitura
Imagem de: Europa lançará satélites com inteligência artificial na órbita da Terra

Em breve, a Agência Espacial Europeia (ESA) deverá lançar em órbita uma dupla de satélites em miniatura conhecidos como CubeSats para estudar o nosso planeta e a novidade é que os equipamentos levarão a bordo um sistema de inteligência artificial batizado de PhiSat – ou ?-Sat. A iniciativa faz parte da missão FSSCat, proposta pela Universitat Politècnica de Catalunya, na Espanha, foi desenvolvida por um consórcio europeu e a IA terá como tarefa tornar o envio dos dados coletados à Terra mais eficiente e rápido.

IA espacial

Os CubeSats têm tamanho equivalente ao de uma caixa de sapato e, além de levar o sistema de inteligência artificial a bordo, contarão com uma câmera hiperespectral e instrumentos de micro-ondas, além de dispositivos para a realização de experimentos em órbita e testes relacionados com a tecnologia de comunicação entre satélites.

(Fonte: ESA / CERN / M. Brice / Reprodução)

Os equipamentos deverão conduzir levantamentos e coletar dados que permitam a realização do monitoramento da cobertura vegetal e da qualidade da água, entre outras tarefas, e o sistema de IA ajudará na análise das informações, filtrando as imagens viáveis das que apresentam resolução ruim ou que, por conta da presença de nuvens ou outras obstruções, não tenham muita utilidade.

(Fonte: ESA / UPC / Reprodução)

Com isso, o processamento da enorme quantidade de dados que os satélites deverão coletar já começará em órbita e apenas as informações que realmente sejam úteis serão transmitidas aos laboratórios na Terra – o que representa um enorme ganho de tempo para as equipes envolvidas nas análises dos levantamentos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.