Explore por temas!

Bookmarks

Salve suas notícias e leia quando quiser.

Imagem de: Tecnologia mede pressão arterial através de uma selfie em vídeo
Avatar do autor

Por Karine de Sales Santos

via nexperts

Tecnologia mede pressão arterial através de uma selfie em vídeo

Imagina que prático saber sua pressão sanguínea com apenas um vídeo no seu celular? É isso que cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, estão desenvolvendo. O projeto consiste em apresentar dados sobre a saúde do indivíduo através de uma selfie em vídeo pelo smartphone.

O responsável pela tecnologia é Kang lee, professor do Instituto de Estudos de Educação de Ontário, em parceria com o pesquisador Paul Zheng.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para obter os resultados, os pesquisadores realizaram um vídeo de dois minutos do rosto de 1.328 indivíduos pela câmera de um iPhone. Através da tecnologia, que é chamada de imagem óptica transdérmica, os dados obtidos foram comparados com resultados de dispositivos padrões para medição da pressão do sangue.

Será que funciona?

Parece que sim. De acordo com a equipe, a medição chega a 96% de precisão. Ela funciona por meio da natureza translúcida da pele facial, ou seja, quando a luz atinge a face, ela chega até o sangue. Então, um sensor óptico captura a luz refletida pela hemoglobina e a pressão do sangue que flui.

E o melhor: a descoberta da tecnologia foi por acaso. Na época, os pesquisadores estavam tentando desenvolver um detector de mentiras que não exigisse contanto e, durante o processo, descobriram que poderiam medir a pressão sanguínea.

O app que realiza esta importante tarefa ainda não está disponível no Brasil, mas você pode ver um vídeo de como ele funciona a seguir:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Forbes