Emissões de CO2 atuais devem aumentar em 1,5°C a temperatura da Terra

1 min de leitura
Imagem de: Emissões de CO2 atuais devem aumentar em 1,5°C a temperatura da Terra

Para que a temperatura do globo terrestre fosse considerada estável até o ano de 2050, as emissões atuais de CO2 (gás carbônico) deveriam se aproximar de zero até lá. Entretanto, a infraestrutura já comprometida do globo sofrerá ainda mais com a contínua expansão do uso de combustíveis fósseis, os principais emissores de CO2 na atmosfera.

De acordo com um novo artigo publicado na revista Nature, há uma grande possibilidade de que a temperatura ainda passe dos 1,5° C definidos no acordo do clima de Paris. E isso mesmo se não fossem construídas mais qualquer instalação energética, fábrica, eletrodomésticos ou carros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Consequências

Como aponta um estudo publicado na MIT Technology Review, caso ocorra esse aquecimento superior aos 1,5° C na temperatura do planeta, cerca de 70% dos recifes de corais seriam destruídos, cerca de 500 mil quilômetros quadrados do gelo ártico derreteriam e 14% da população mundial sofreria com índices alarmantes de ondas de calor.

Para os pesquisadores, uma saída viável seria o desenvolvimento de ferramentas capazes de retirar o dióxido de carbono do ar e melhorias com a modernização das instalações existentes, ao passo que se encerrasse as atividades. Nenhuma dessas soluções é barata, mas são a melhor alternativa para uma situação que poderá ser ainda pior. 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.