Saiba onde e como observar o eclipse solar desta terça-feira (02)

1 min de leitura
Imagem de: Saiba onde e como observar o eclipse solar desta terça-feira (02)

Na próxima terça-feira (02), Sol, Lua e Terra vão se alinhar resultando em um eclipse solar. O fenômeno poderá ser visto em sua totalidade em faixas no Chile e Argentina — no Brasil, algumas regiões poderão observar de 9% a 60% do eclipse, excluindo o Nordeste onde o Sol já estará se pondo na hora do fenômeno.

É previsto que a Lua comece a encobrir a luz do Sol às 16h23 e a sombra completa aconteça às 17h39, no horário de Brasília. O dia irá virar noite para as regiões em que o eclipse terá 100% de visibilidade por cerca de dois minutos.

Como observar o eclipse?

Aos que vão acompanhar ao vivo é crucial que se utilizem de lentes adequadas. Especialistas ressaltam que óculos escuros tradicionais, chapas de raio-x, negativo de filmes antigos, câmeras digitais e vidros escuros prejudicam a visão se usados para observar o fenômeno.

Pela internet, será possível acompanhar as transmissões pelos sites do ESO, European Southern Observatory, às 16h15, ou do museu Exploratorium, que será alimentado com imagens do fenômeno. O canal no YouTube do TimeAndDate.com também transmitirá o fato, a partir das 16h.

Um eclipse solar acontece, em média, uma vez a cada 18 meses, mas sempre em regiões distintas.  Cientistas acreditam que um eclipse solar completo poderá ser observado no Brasil apenas em 2045.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.