Explore por temas!

Bookmarks

Salve suas notícias e leia quando quiser.

Imagem de: Espécie inédita de dinossauro é descoberta no Paraná
Avatar do autor

Por Claudio Yuge

@clangcomix

Espécie inédita de dinossauro é descoberta no Paraná

Uma espécie inédita de dinossauro foi descoberta no sítio paleontológico de Cruzeiro do Oeste, na região Oeste do Paraná. A criatura teria vivido por ali há 90 milhões de anos, em uma estimativa feita por pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), da Universidade de São Paulo (USP) e do Museu Paleontológico de Cruzeiro do Oeste.

Batizado de Vespersaurus paranaensis, o belo animal tinha em torno de um metro e meio e era bípede e carnívoro. A descoberta comprova que os seres pré-históricos habitaram o Noroeste do Estado pelo menos 30 milhões de anos antes da extinção — na época, o local seria um deserto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

dinossauroAs garras no pé do fóssil. Fonte: Eduardo Cavalari/RPC/Reprodução

“Tinha uma característica muito peculiar que era uma garra no pé em formato de lâmina que ele utilizava na captura de pequenas presas. Era um animal carnívoro, de pequeno porte, vivia no deserto e tinha um esqueleto leve, igual as aves têm hoje em dia ”, explicou o pesquisador Max Langer, da USP de Ribeirão Preto, ao G1.

A primeira vez do Paraná

Segundo Langer, o fato do gigante ter apenas um único dedo de sustentação na pata torna a identificação de nova espécie “relativamente fácil”, pois “nenhum animal que se conhece no mundo tem essas essas características”.

dinossauroObserve a desenvoltura do piazote. Fonte: Rodolfo Nogueira/Globo/Reprodução

“Essa descoberta é fantástica, porque é o primeiro dinossauro descoberto e descrito aqui no Paraná. Além do mais, a gente tem um dinossauro carnívoro, o que é muito raro de ser encontrado, de ser preservado”, comemora o presidente da Sociedade Brasileira de Paleontologia, Renato Pirani Ghilardi.

Cupons de desconto TecMundo:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

G1/Globo