SpaceX tem sucesso no lançamento, mas perde núcleo do Falcon Heavy

1 min de leitura
Imagem de: SpaceX tem sucesso no lançamento, mas perde núcleo do Falcon Heavy

SpaceX realizou nesta madrugada (25) o que Elon Musk chama de “o lançamento mais difícil de todos os tempos”. O foguete Falcon Heavy decolou com sucesso no Cabo Canaveral, na Flórida, rumo à STP-2 Mission, que prevê a entrega de 24 cargas — entre material da Força Aérea norte-americana, de laboratórios e universidades, entre outras coisas — em 3 diferentes órbitas.

O voo aconteceu no horário previsto, por volta das 0h30, e um dos objetivos era trazer de volta os boosters, tanto os laterais quanto o central, intactos — o que significa uma grande economia. Os da direita e esquerda pousaram com sucesso no Cabo Canaveral, já o do meio não conseguiu aterrissar como deveria em um navio robô no Oceano Atlântico e explodiu. Observe abaixo:

spacexFonte: The Verge/Reprodução

Se vale de alento, em nenhuma das três viagens do Falcon Heavy foi possível reutilizar essa parte central. Mas isso era esperado para impressionar as autoridades da Força Aérea, que estão de olho para selecionar 2 fornecedores entre SpaceX, United Launch Alliance, Blue Origin e Northrop Grumman para assinar contratos lucrativos de parceria para transportes de 2022 a 2026.

Agora, aguardamos mais informações sobre o transporte dos satélites e cargas, já que a parte mais difícil da missão é reiniciar o motor Merlin 1D diversas vezes para conduzir tudo ao seus respectivos destinos — algo com estimativa de 6 horas de duração.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.